Agricultura familiar será fundamental para a recuperação econômica pós-pandemia, destaca presidente da Emater no Congresso Virtual do Agronegócio

Pedro Leonardo Rezende participou do painel “Produtor Rural e os Desafios do Agronegócio” em evento promovido pela Rede Juris | Imagem: Reprodução

O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, ressaltou a importância econômica da agricultura familiar e o papel da Emater no fortalecimento do setor durante o painel “Produtor Rural e os Desafios do Agronegócio”, no I Congresso Virtual do Agronegócio. O debate aconteceu na noite da última quinta-feira (09), no canal no YouTube da Rede Juris, responsável pela realização do evento, que segue com programação até o próximo sábado (11).

Goiás abriga mais de 150 mil estabelecimentos agropecuários, sendo cerca de 95 mil enquadrados como agricultura familiar, segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Esse número corresponde a aproximadamente um terço do PIB [Produto Interno Bruto] agropecuário de Goiás. Não temos dúvidas de que esse segmento é extremamente importante, principalmente neste momento que passamos em razão da pandemia. A agricultura familiar é fundamental para que a gente possa conduzir o cenário econômico e propor um cenário de recuperação”, afirmou Pedro Leonardo.

Durante o seminário, também foram discutidos assuntos como o aplicativo Emater MOBI, o Plano Safra 2020/2021 e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A liderança da Agência Goiana ressaltou que a principal missão da instituição é levar informação e tecnologia para o campo, especialmente para os pequenos produtores. Esse objetivo tem sido alcançado por meio do trabalho essencial de assistência técnica e, mais recentemente, com o lançamento do MOBI, plataforma que estabelece um canal direto de comunicação entre o técnico da Emater e o produtor rural, sem que esse precise se deslocar de sua propriedade até um escritório do órgão. O atendimento é realizado de forma remota através do envio de mensagens de texto, áudio e fotos para que o extensionista avalie cada situação.

Sobre o Plano Safra 2020/2021, o superintendente de Produção Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Donalvam Maia, que também compôs a mesa, atentou para o valor de R$ 33 bilhões disponibilizado para o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), volume 5,7% maior que na safra anterior. “Nós temos três pilares para alavancar a agricultura. Assistência técnica, crédito rural e acesso ao mercado. O Plano Safra veio para contemplar essas três pontas”, disse o superintendente.

Compuseram a mesa o superintendente da Seapa, Donalvam Maia, e o gerente de Operações da Conab, Luiz Carlos do Nascimento

Acrescentando, Pedro Leonardo falou sobre o Plano Safra para o Estado de Goiás, lançado em junho pelo governador Ronaldo Caiado, com o aporte de aproximadamente R$ 18 bilhões em crédito rural. O presidente lembrou que para ter acesso às linhas de crédito, os produtores devem procurar a Emater, que é intermediária nesse processo, auxiliando na elaboração de projetos e fornecendo todas as orientações necessárias aos interessados.

Além disso, o gerente de Operações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luiz Carlos do Nascimento, falou sobre importância de programas como o PAA e do fornecimento de recursos para que empreendedores rurais possam expandir seus negócios. “O PAA é um complemento daquilo que o produtor está comercializando. Com esses recursos [crédito rural], ele pode ampliar os seus negócios e procurar novos mercados”, afirmou.

Outro painel do evento, realizado logo em seguida, teve como tema a Radiografia do Agro, publicação do Governo de Goiás, por meio da Seapa, que traz informações sobre características gerais dos estabelecimentos rurais e dos produtores do Estado, assim como dados de infraestrutura, crédito, agroindústria e sobre as principais culturas da produção vegetal, frutas, silvicultura e produção animal. Participaram da mesa o secretário Antônio Carlos Lima Neto, o engenheiro agrícola e vice-reitor da Universidade de Rio Verde (Unirv), Leonardo Veloso do Prado, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado estadual Lissauer Vieira.

Para assistir os seminários na íntegra, basta acessar o canal da Rede Juris no YouTube aqui.
_____
Comunicação Setorial – Emater