Agro em Dados destaca aumento da produção de cana em Goiás na Safra 2023/2024

Boletim da Seapa traça um panorama da atividade sucroalcooleira no Estado e também traz números relevantes sobre bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho. Média mensal de preços é novidade da edição de maio

Goiás deve colher 72,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na Safra 2023/2024. O resultado supera em 2,3% o volume alcançado na safra anterior e representa 11,4% da produção total brasileira. A edição de maio do Agro em Dados destaca a atividade sucroalcooleira no Estado. No boletim técnico mensal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o leitor vai encontrar análises e números sobre produção e exportações do complexo como um todo, além de detalhes sobre os segmentos de açúcar e álcool. O conteúdo é ilustrado por mapas e gráficos.

Tradicionalmente, o Agro em Dados também traz informações sobre as principais cadeias agropecuárias goianas: bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho. “A publicação que costuma divulgar, entre outros números, estimativas de produção, produtividade, área plantada e Valor Bruto de Produção (VBP) tem uma novidade nesta edição: a média mensal de preço de cada produto. É mais um subsídio para que produtores, técnicos e gestores públicos e privados possam tomar melhores decisões”, diz o secretário Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

O Agro em Dados deste mês mostra que os produtos agrícolas têm boas perspectivas no Estado. Na Safra 2022/2023, a produção de soja deve crescer 1,4% e a de milho, 29,2%, em relação ao último ciclo. Os números colocam Goiás como terceiro maior produtor nacional tanto de um quanto de outro, respondendo por 11,5% e 10,1% do total nacional de cada cultura, respectivamente.

No caso da pecuária, o cenário está dividido. De janeiro a março de 2023, houve queda no faturamento com as exportações de bovinos (-38,9%) e lácteos (-21,5%), enquanto as vendas externas de carnes de suínos e frangos cresceram. Na comparação com o mesmo período de 2022, o primeiro trimestre de 2023 registrou aumento de 60,4% nas exportações de suínos e de 49,3% nas de frangos.

A publicação traz ainda um artigo da superintendente de Produção Rural da Seapa, Patrícia Honorato. No texto, ela aborda a crescente importância do boletim para a tomada de decisões relacionadas ao setor agropecuário goiano. “No decorrer de sua existência, o Agro em Dados se reinventou, atendendo às demandas do nosso público”, afirma ela, ressaltando que “nesta perspectiva, a Seapa segue sendo referência na consolidação das informações relativas ao setor, trazendo dados confiáveis e passíveis de análise por todos os elos da cadeia, sob aspectos de competitividade e comercialização”.

Saiba mais

O levantamento, a análise e a edição das informações publicadas no Agro em Dados estão sob a responsabilidade da Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Superintendência de Produção Rural da Seapa. As fontes dos dados são a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Economia.

A edição de maio do Agro em Dados está disponível no site oficial da Seapa: https://www.agricultura.go.gov.br/files/2023/AgroEmDados23/MAIO_-_AGRO_EM_DADOS.pdf.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás