Agro Record mostra família de piscicultores que investiu na produção de camarão com assistência da Emater

Família Xavier é responsável pela criação do Projeto Camarão do Cerrado, que promete impulsionar criação de camarões em Goiás

Uma família de pequenos produtores rurais de Águas Lindas de Goiás, assistida pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), está investindo na criação de camarão-da-malásia em sua propriedade. O empreendimento, batizado de “Camarão do Cerrado”, foi destaque na última edição do Agro Record, programa veiculado pela Record TV Goiás, no domingo (17).

O projeto desenvolvido pela família é pioneiro na criação de camarões na região e promete impulsionar a produção do crustáceo no estado. Durante a despesca, promovida no início deste mês, foi retirado dos tanques cerca de três mil quilos de camarões.

Encabeçada pelos três irmãos Xavier – Charles, Shirlei e Sirlei –, a iniciativa começou  quando o mais velho, Sirlei, fez um curso de piscicultura juntamente com sua esposa, o que despertou o interesse pela criação de camarões. Após introduzir a ideia para a família, eles buscaram capacitações na área e assistência técnica da Emater.

O técnico-agrícola da unidade local, Daniel Pereira, explicou que a Agência Goiana participou de todas as etapas metodológicas, como a escolha da área, dimensionamento e escavação dos tanques, preparo do solo e adubação. “Além disso, nós oferecemos orientações quanto à legislação ambiental, à outorga da água e ao licenciamento através dos órgãos competentes”, acrescentou. Confira abaixo a reportagem na íntegra:

YouTube player

______
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com