Arroz irrigado tropical é tema de encontro em Luiz Alves do Araguaia

No último dia 18 de abril, terça-feira, o distrito de Luiz Alves do Araguaia (GO) recebeu o 3º Encontro para Inovação Rural: Cultura do Arroz Irrigado Tropical. Organizado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Luiz Alves e Região (Coopermaf), o evento foi realizado no Projeto de Irrigação de Luiz Alves do Araguaia (PILAA), no Campo Experimental de Luiz Alves do Araguaia (GO). Participaram do encontro o secretário de Agricultura Municipal, Edson Filho, o presidente da Coopermaf, José Eurípedes, mais 36 produtores locais e outras autoridades.

Durante o evento, foram apresentadas aos produtores locais avaliações das cultivares de arroz BRS Catiana e BRS Pampeira, em comparação com a IRGA 424 em condições de sub-irrigação, além da linhagem de arroz 051083. Essa forma de cultivo do arroz é feita por inundação, ou seja, as raízes da planta ficam submersas em água.

Na abertura do encontro, a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso, destacou a importância das parcerias realizadas entre a Agência e a Prefeitura de Luiz Alves do Araguaia para obtenção de benefícios aos produtores do Projeto de Irrigação.

A gerente de Pesquisa da Emater, Cláudia Pimenta, apresentou o Programa de Validação Participativa, que tem possibilitado a avaliação das cultivares por técnicos e produtores no ambiente e sob as condições em que são cultivadas. O Programa já foi implantado em 52 unidades administrativas e de observação em todo estado.

Produtores receberam orientações sobre cultivares com melhor qualidade de grãos e de produtividade

O ciclo de palestras contou ainda com a contribuição dos pesquisadores da Embrapa Paulo Hideo, que apresentou as cultivares de arroz aos produtores, e José Alexandre Barrigossi, com orientações sobre manejo de pragas.

Bruzone

A gerente de pesquisa da Emater, Cláudia Pimenta, ressaltou que o objetivo do Encontro foi apresentar aos produtores de arroz as cultivares BRS Catiana e BRS Pampeira,  resistentes à doença bruzone, como mais uma alternativas de cultivar para plantio na região. A bruzone é uma doença causada pelo fungo Pyricularia grisea, que causa queda na produtividade do arroz. “A linhagem de arroz 051083, que está sendo desenvolvida por meio de uma parceria entre a Emater e a Embrapa, também foi apresentada como mais uma opção nos esforços para obter uma cultivar resistente à bruzone, com maior qualidade de grão e de produtividade.”, destacou Cláudia.

Vagner Silva, gerente de pesquisa da Estação Experimental da Emater em Porangatu, apontou que o evento foi importante por esclarecer os produtores locais que as cultivares importadas do Sul do país por eles não são a melhor alternativa para o plantio. O motivo deve-se ao fato de algumas variedades de arroz não terem se adaptado bem ao clima da região, o que tem favorecido à proliferação de pragas e à pouca resistência do grão em Luiz Alves do Araguaia. De acordo com Silva, “neste ponto a Emater cumpriu seu papel de orientação técnica não só por oferecer conhecimento sobre novos materiais e novas tecnologias para a cultura do arroz, mas por disponibilizar as sementes mais apropriadas ao clima da região”.

Produtor de arroz há 26 anos, Dirlane Alexandre contou que em seu primeiro ano de produção da variedade de arroz IRGA 424 RI, a lavoura apresentou muitas doenças. Com uma área de 350ha plantada no Projeto de Irrigação de Luiz Alves, Alexandre afirma que como consequência de doenças teve o custo de sua produção aumentado, perda de preço de mercado e queda na qualidade do grão. “Com o encontro, a Emater e a Embrapa atingiram o objetivo a que se propõem, que é apresentar novidades e variedades que aumentem a produtividade de grãos aos produtores.”, elogiou. Alexandre contou ainda que pretende plantar de 10 a 15ha das variedades BRS Catiana e BRS Pampeira em sua lavoura.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Larissa Andrade