Ater humanizada é tema de live exibida pela Emater

Trabalho em conjunto entre órgãos estaduais é princípio importante para ações humanizadas de assistência técnica e extensão rural, explica engenheiro agrônomo

No Campo do Saber desta quarta-feira (07/12), o engenheiro agrônomo Robson Luís de Morais e a analista de desenvolvimento rural, Denise Barra, falaram sobre o trabalho humanizado na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A live faz parte da série semanal de webinários exibidos no canal Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no YouTube, com temas que debatem assuntos de interesse da agricultura familiar e outros segmentos rurais. 

A Ater humanizada trabalha em conjunto com diversos órgãos do Estado para levar políticas públicas às famílias e comunidades da agricultura familiar, com o objetivo de gerar a inclusão produtiva e um processo educativo permanente e continuado, como explica Robson Luís. “Esses programas de fomento, que chamamos aqui de Ater humanizada, são muito importantes para fortalecer as comunidades nos negócios agrícolas. São as comunidades mais fortes e autônomas que possibilitam a permanência das pessoas no campo”.

Durante a live, a elaboração de políticas para o acesso às tecnologias do campo e às condições mínimas de produção pelas populações historicamente excluídas do elo produtivo, como quilombolas, povos indígenas e extrativistas, foram destacadas na construção de uma Ater humanizada e para o desenvolvimento rural.

Segundo o engenheiro agrônomo, a extensão rural e a assessoria no campo devem ser trabalhadas como um processo educativo mútuo de aprendizagem, que possibilitam a inclusão produtiva e a independência dos agricultores familiares. 

Denise Barra falou ainda da importância do cadastro atualizado das famílias rurais no Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta de coleta de dados responsável por identificar as famílias de baixa renda no Brasil para o acesso aos programas sociais. “Temos em Goiás 90.857 famílias rurais identificadas no Cadastro Único, dessas, 67.309 estão com o cadastro atualizado e isso, de certa forma, exclui muitas famílias”, explica. 

Confira a live completa no canal da Agência Goiana no Youtube. 

YouTube player



Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoiasPublicado em Sem categoria