Balanço do Projeto Ser Natureza é tema de encontro entre Emater e Ministério Público de Goiás

O projeto prevê a recuperação e proteção das bacias de abastecimento público nos municípios goianos

Com o propósito de fortalecer e ampliar ainda mais a parceria que já existe entre a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e o Ministério Público de Goiás (MP-GO) na execução do Programa Ser Natureza, representantes das entidades se reuniram na tarde desta terça-feira (11). O projeto, implantado há mais de cinco anos, busca preservar o solo, a água, a vegetação e recursos ambientais em todo o território goiano.

A parceria, que tem trazido resultados efetivos na área ambiental, tem diversas ações, entre elas o cercamento e plantio em áreas de proteção de nascentes em propriedades rurais, sempre com a supervisão e atuação dos técnicos da agência.

Na oportunidade, a promotora de Justiça e coordenadora da área ambiental do MP-GO, Dra. Daniela Haun de Araújo Serafim, apresentou ao presidente da Emater, Rafael Gouveia, um balanço das ações. “A Emater já é uma grande parceira no desenvolvimento desse programa em todo o estado de Goiás. Então, hoje, viemos fortalecer ainda mais a parceria, trazendo uma prestação dos serviços que foram realizados nesses cinco anos e o crescimento do Ser Natureza em Goiás”, afirma.

Gouveia, por sua vez, reforçou a necessidade de ampliação do programa, principalmente com o foco no reflorestamento a partir de mudas de espécies nativas das regiões. “Recuperar e proteger as bacias de abastecimento público do nosso Estado precisa ser prioridade. Quando impedimos a degradação dessas mananciais, estamos garantindo abastecimento hídrico para os goianos”, aponta.

Além da apresentação dos resultados, no encontro também foi apontado a necessidade de formalizar a parceria por meio da elaboração de um termo de cooperação entre as instituições. De acordo com o presidente, a parceria com o MP-GO também vai colaborar para ampliar a atuação dos técnicos da Emater nos municípios em todo o estado. “Ter o apoio de uma instituição com a credibilidade que o MP possui, garante maior aderência e apoio dos produtores rurais e da sociedade em geral”, apontou.

Também participaram da reunião o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Alves, chefe de Gabinete da Emater, Edilson Alencar, o supervisor de Meio Ambiente da Agência, Leo Lince, e as servidoras do MP-GO Adriane Chagas, Maria José Ferreira Soares, Gisele Costa e a assessora jurídica Ludmilla Taia.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias