Emater leva curso de Boas Práticas de Fabricação para Águas Lindas de Goiás

Instituição treinou turma de 32 alunos, formada por agricultores familiares, fiscais agropecuários e técnicos extensionistas. “É preciso preparar as agroindústrias da agricultura familiar”, afirma supervisora de Desenvolvimento Social da Emater, Janete Alves

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) encerrou nesta sexta-feira (08) o curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF), ministrado em Águas Lindas de Goiás, município do Entorno do Distrito Federal. A turma de 32 alunos contou com agricultores familiares, fiscais agropecuários e técnicos extensionistas

Instrutoras da Emater, as profissionais Zilene do Nascimento Araújo e Rosângela Caparrosa Pedroso foram responsáveis pelo treinamento. “O curso é destinado principalmente a fiscais da vigilância sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal e produtores rurais que já têm negócios em andamento ou têm interesse em abrir um empreendimento”, conta Rosângela.

Entre os tópicos abordados na formação estiveram a qualidade na agroindustrialização, noções de microbiologia e análise e interpretação da legislação. Os alunos também viram detalhes sobre o Selo Arte, certificado que assegura que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que possuem características tradicionais de determinada região.

“O objetivo é levar conhecimento e informação não somente sobre as BPF, mas também sobre os passos para a regularização de uma agroindústria”, pontua a supervisora de Desenvolvimento Social, Janete Alves Soares. “Vimos que os participantes avaliaram positivamente o curso. É preciso preparar as agroindústrias da agricultura familiar para melhorar o sistema de comunicação com os mercados institucionais”, acrescenta.

A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O encerramento contou com a presença do coordenador regional da Emater, Alexandre Santiago, e do técnico agropecuário da Emater em Águas Lindas, Daniel Pereira.