Dia de Campo em Formosa divulga cultura do mamão

Durante a atividade, os produtores receberão informações sobre a preparação do solo, adubação, escolha da semente e uso de defensivos no cultivo do Mamão

Cultura do mamão movimenta Dia de Campo em Formosa

A Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária realiza, no dia 10 de maio, o 1° Dia de Campo Cultura de Mamão. A atividade ocorrerá no município de Formosa (GO), expondo resultados da Unidade Demonstrativa do Mamão, implantada no assentamento Santa Cruz. Durante a atividade, os produtores receberão informações sobre a preparação do solo e tratos culturais, adubação, escolha da semente e uso de defensivos no cultivo do Mamão Formosa.

O Dia de Campo irá demostrar os resultados da implantação, no local, de 1 hectare do Mamão Formosa variedade Tainung. A fruta foi objeto de estudo durante 8 meses em pesquisa desenvolvida em parceria pela Emater, Embrapa Cerrado, Heringer e Horizonte. Os resultados mostrados no evento serão a viabilidade do mamão, os custos de produção, as melhores formas para produção e condições da região.


Unidade Demonstrativa do Mamão

A atividade oferecerá palestra sobre a Produção do Mamão Formosa, ministrada pelo técnico da Embrapa Cerrado, Dr. Nilton Junqueira. Além disso, os participantes terão acesso ao plano técnico operacional da implantação da cultura de mamão pelo técnico em agropecuária e supervisor local da Emater em Formosa, José Laerte Correia Junior. O proprietário que cedeu 1 hectare para implantação da unidade demonstrativa, Francisco Mendes Gomes, também irá palestrar expondo como foi o processo de implantação e os resultados obtidos na propriedade.

A cultura do mamão

A produção de mamão cresce em Goiás a cada ano. De acordo com dados do IMB – Instituto Mauro Borges, em 2017 foram produzidas mais de 700 toneladas da fruta no estado.

O Dia de Campo tem como metodologia a introdução e demonstração de pesquisas por meio de grupos, atingindo o máximo de produtores. São esperadas as visitas de mais de 200 produtores da região para conhecer as tecnologias de produção da a cultura de mamão. O técnico Alexandre Resende ressalta que a Emater tem como objetivo atingir todos os produtores em um único dia, levando técnica e conhecimento.

Dia de Campo Cultura do Mamão

Data: 10 de maio

Local: 22,8 km do centro de Formosa, entrando no Santa Cruz. -15.51194, -47.19487 – https://maps.app.goo.gl/3dx9s

Horário: 8:30 ás 12:00


Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Matheus Alves | Foto: Nivaldo Ferreira
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / 3201-8814
comunicacao.ematergo@gmail.com