Em início de semana intenso, Emater realiza apresentação de resultados, abertura de cursos e outras ações em Goiás

Representantes da Emater na Câmara Municipal de Mineiros | Imagem: Divulgação

O começo desta semana foi repleto de atividades realizadas pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no interior do estado e na capital. Nos últimos dois dias, a instituição já apresentou um relatório dos trabalhos executados em 2019, promoveu capacitações, seminários e participou de reuniões.

Resultados

Na última segunda-feira (09), a Emater apresentou na Câmara Municipal de Mineiros o relatório dos trabalhos desenvolvidos em 2019 na cidade, como contrapartida ao convênio firmado junto à prefeitura.

Realizada anualmente, a apresentação é importante para visibilizar as ações da Emater e também a produção local. Neste ano, tiveram destaque os projetos ligados a sucessão familiar no campo, ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e à abertura de agroindústrias.

Estiveram presentes extensionistas da Unidade Local da Emater em Mineiros, o coordenador regional José Luiz Lopes, a gestora ambiental do escritório central Isabela Lima e representantes de sindicatos rurais e cooperativas locais.

Capacitação

Seminário de Fruticultura, em Mineiros

Também em Mineiros,
no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), foi realizado nesta terça-feira (10) o Seminário de Fruticultura, que contou com palestras sobre a temática, ministradas pelos especialistas José Luiz Pereira, coordenador regional da Emater, e Rogério Machado, professor do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). Segundo a extensionista da Unidade Local do município, Márcia Maria de Paula, a ação visa explorar o potencial produtivo da cidade.

Durante o evento, a gestora ambiental da Emater, Isabela Lima, foi responsável por apresentar ainda a metodologia da Rede de Inovação Rural, projeto que busca ampliar o acesso à assistência técnica entre produtores rurais goianos por meio de um sistema contínuo e em rede.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços, Priscila de Carvalho Bueno, o presidente da Creditag, Alcindo Borges, alunos da Unifimes e representantes de cooperativas locais.

Já em Santa Bárbara de Goiás, foi aberto o Curso de Criação de Galinhas Caipiras, na Câmara Municipal. A solenidade contou com a presença do prefeito Waguinho Arruda, do coordenador regional da Emater Claudionor Severino, da técnica local Ivânia Barbacena e do instrutor do curso Afrânio Martins. A capacitação é um atendimento à demanda dos pequenos produtores da região interessados em iniciar ou aprimorar suas próprias criações de aves caipiras.

Abertura do Curso de Criação de Galinhas Caipiras, em Santa Bárbara de Goiás

Reuniões

Em Goiânia, nesta terça-feira, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), aconteceu a I Reunião da Câmara Temática de Saúde Animal e Inspeção Agropecuária. De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira, um dos assuntos discutidos foi o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, que tem o objetivo de transformar Goiás em uma zona livre da doença sem vacinação.

Em Vianópolis, outra reunião foi realizada para definir diretrizes da execução do Projeto Ser Natureza no município. A iniciativa executada em conjunto com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) tem o objetivo de articular uma rede ambiental, buscando soluções sustentáveis para o campo.

I Reunião da Câmara Temática de Saúde Animal e Inspeção Agropecuária, em Goiânia

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8340
comunicacao.ematergo@gmail.com