Emater apresenta resultados de suas pesquisas e mais na 20ª Tecnoshow Comigo

Agência participou de todas as edições do evento, que neste ano atraiu mais de 130 mil visitantes

Entre os dias 27 e 31 de março, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) esteve presente na 20ª edição da Tecnoshow Comigo, uma das maiores vitrines de tecnologia rural do país e que contou com um público de mais de 130 mil visitantes, que foram para Rio Verde em busca de informações sobre o desenvolvimento tecnológico do agronegócio.

A Emater participa da feira desde a primeira edição, ocorrida em 2002. Neste ano, a Agência apresentou ao público alguns resultados de suas pesquisas, como o desenvolvimento de seis novas variedades de pequi com e sem espinhos, que atraiu a atenção dos visitantes. Também foram expostas novas tecnologias e projetos de inovação desenvolvidos pela Emater e disponibilizado, principalmente, mas não apenas, aos agricultores familiares goianos.

“A feira é uma oportunidade de a Emater ampliar a interlocução com seu público-alvo, apresentando soluções que fazem a diferença na produção e produtividade no campo. Como referência em assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária, levamos uma equipe técnica preparada e capacitada para receber as demandas e demonstrar soluções voltadas para cada necessidade, considerando a diversidade e as condições territoriais do Estado de Goiás.”, destaca Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater.

O estande da Emater no Centro Tecnológico Comigo, onde a feira foi realizada, também contou com orientações e demonstrações sobre horta urbana vertical e fruticultura, incluindo o processamento de abacate. Além disso, foram realizadas palestras sobre recuperação e manejo de pastagens degradadas, potencial do estado na produção, processamento e comercialização de frutas e as boas práticas de fabricação, sendo este último, um trabalho realizado pela Agroindústria da Agência.

A Emater disponibilizou uma equipe de técnicos durante todos os dias do evento, que auxiliaram e orientaram os produtores rurais, além de aproveitar a ocasião para apresentar aos visitantes as políticas de inclusão produtiva desenvolvidas pelo Governo de Goiás e que são voltadas à agricultura familiar. O estande contou com a presença de produtores assistidos pela Agência, que expuseram seus produtos ao público.

Expositores

A produtora Mara Cristina Gomes, de Mineiros, expôs os produtos de sua queijaria, com destaque para o queijo cabacinha, e aproveitou para frisar a importância da assistência prestada pela Emater. “Por meio desse auxílio, foi possível agregar valor à nossa mão de obra, uma vez que nossos produtos são totalmente artesanais. Nós optamos por realizar o processamento do leite que produzimos em nossas propriedades, agregando valor. Hoje, temos toda a assistência de como devemos trabalhar, fazendo uso de boas práticas de fabricação”, explica Mara.

A principal atividade do produtor Ari Ferrari Cecatto é o cultivo de mandioca de mesa, mas ele também é produtor de carnes e farináceos, itens que ele levou para expor no estande da Emater. “A assistência que eu recebi da Emater foi algo espetacular para o meu negócio. Quando comecei, fui auxiliado sobre as maneiras corretas de uso da terra, consegui máquinas junto à prefeitura para fazer a aração, terraceamento e tudo mais. Os produtos que expus fizeram sucesso no estande e tenho a impressão que o meu negócio, que é artesanal, vai crescer muito mais do que posso imaginar”, destaca Ari.

Tecnoshow 2023 em números

Em 2023, a Tecnoshow bateu recordes. Com um público visitante de 138 mil pessoas, a feira movimentou mais de R$ 11,1 bilhões em negócios. Mas todo o município de Rio Verde foi impactado. Com 100% de ocupação da rede hoteleira, foram gerados 12,8 mil empregos diretos e indiretos. No período de realização da 20ª edição da feira, houve 250 pousos e decolagens no Aeroporto de Rio Verde e 9% de incremento na arrecadação de impostos no município. Ao fim da edição, o comércio local acumula R$ 92 milhões de faturamento.