Emater conquista 2° lugar no ranking de Compliance Público

Premiação reconhece o desempenho das instituições estaduais no atendimento de exigências legais, combate à corrupção, transparência, ética e divulgação de informações a sociedade

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) recebeu, na tarde desta quarta-feira (06), o prêmio de 2º lugar no grupo 2 do ranking do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP). A instituição subiu uma posição em comparação aos dois anos anteriores. A premiação ocorreu no Auditório Goyazes do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, comemora a premiação e parabeniza os servidores pelo trabalho desenvolvido em 2023 que possibilitou esta conquista. “O prêmio é resultado do empenho e da responsabilidade de toda a equipe da Emater na execução do Programa de Compliance Público. Temos um time de servidores extremamente comprometidos e que merecem este reconhecimento do governo de Goiás”, afirma o presidente.

Criado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), o ranking do PCP avalia o nível de desempenho dos 45 órgãos institucionais, de acordo com critérios de quatro eixos prioritários: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos.

Fabiano Vargas, gerente de Planejamento Institucional da Agência e membro do Comitê Setorial de Compliance da Emater, acrescenta: “Graças ao trabalho em equipe e a nossa sinergia, conseguimos ser destaque nessa importante ação de governo pelo terceiro ano consecutivo e ainda conseguimos melhorar nossa colocação em 2023”, ressalta.

Do corpo diretivo da Emater, também estavam presentes no evento o chefe de gabinete, Edilson Gomes, o diretor de gestão integrada, Danilo de Azevedo, e a chefe de comunicação setorial, Elzenúbia Moreira.

Ranking PCP

Instituído em fevereiro de 2019, por meio do através do Decreto nº 9.406/2019, o Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP) é definido como um “conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos”.

Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, o PCP, em sua primeira edição, contou com a participação de 21 órgãos e entidades, número que praticamente dobrou neste ano. O evento almeja incentivar uma competição saudável entre os órgãos do Poder Executivo, cujos desempenhos são avaliados nos âmbitos de Ética, Gestão de Riscos, Transparência e Responsabilização. Há ainda a divisão dessas entidades em grupos, com base no número de servidores ativos.