Emater desenvolveu uma série de ações de apoio à agricultura familiar durante pandemia, avalia presidente da instituição

Presidente da Agência Goiana, Pedro Leonardo Rezende foi o entrevistado da última edição do Gazeta Rural, exibido nesta terça-feira (07). Confira o bate-papo na íntegra

Um dos grandes desafios enfrentados pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) foi o estabelecimento de medidas de apoio aos agricultores familiares para minimizar os impactos deixados pela pandemia. Essa colocação foi feita pelo presidente da instituição, durante entrevista ao programa Gazeta Rural, exibido nesta terça-feira (07), pela TV Gazeta. Conduziram o bate-papo os jornalistas Jota Sobrinho e Marcelo Labecca.

“O agronegócio teve uma fase extremamente exitosa, mas a agricultura familiar precisa do apoio do poder público para desenvolver suas atividades”, disse. Segundo ele, a maior dificuldade do segmento é a etapa de comercialização. “O produtor da agricultura familiar sabe produzir bem, com qualidade e padrão desejado pelo mercado, mas tem dificuldade em acessar os mercados mais estruturados”.

Para sanar esse problema, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater e outras entidades, vem executando projetos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual). 

O PAA Estadual institui que a Administração Estadual compre os alimentos produzidos por agricultores familiares e os repasse para famílias em situação de vulnerabilidade. Assim, é possível combater também a insegurança alimentar e nutricional. O Estado já operacionalizou nesta primeira etapa R$ 5,8 milhões e a expectativa para 2022 é que sejam investidos pelo menos R$ 20 milhões para a execução do programa.

Público prioritário

Além disso, o presidente da Emater atentou para o direcionamento cada vez maior dos serviços da Agência ao público prioritário, constituído por pequenos e médios produtores. “Somos uma autarquia pública de assistência técnica. A carteira de serviços da Emater é oferecida de maneira gratuita. Os grandes produtores, que têm como pagar por uma assistência técnica privada, não são nosso público-alvo”, esclareceu.

Entraram em pauta também outros assuntos, como o Emater MOBI, aplicativo desenvolvido pela entidade para atender o agricultor familiar de maneira remota. A ferramenta se tornou uma solução oportuna durante os períodos mais críticos da pandemia, que demandaram por isolamento social. Inicialmente disponível apenas para sistema Android, o aplicativo conta agora com versão para iOS.

Confira a entrevista na íntegra

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