Emater discute anseios dos produtores de cachaça de Goiás

Dos 17 municípios produtores, onze estiveram presentes para apresentar suas demandas

Representantes da Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique (Agopcal), acompanhados de membros do Arranjo Produtivo Local (APL) da Cachaça em Goiás, estiveram na sede da Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária nesta terça-feira (12) para apresentar à Agência as demandas do setor para o Estado para os próximos quatro anos.

A reunião se estendeu ao longo de todo o dia. Na pauta, questões técnicas e políticas que a comunidade julga necessárias para o crescimento e o fortalecimento da produção de cachaça em Goiás. As demandas foram apresentadas dentro do projeto “Paixão de Alambique” que, segundo o presidente da Agopcal, Luiz Manteiga, busca melhorar a competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva goiana de cachaça por meio da integração das demandas dos produtores com a atuação do setor público.

Supervisor de Organização Rural da Emater, Robson Luís esteve à frente do encontro e foi o responsável por intermediar junto aos produtores locais as questões por eles apresentadas. De acordo com o ele, os anseios dos produtores de cachaça estão ligados, principalmente, à capacitação profissional dos trabalhadores empenhados na cadeia, à formalização e legalização dos processos que levam ao reconhecimento do produto desenvolvido como cachaça, à fiscalização e penalização de produtores ilegais e ao melhor aproveitamento do potencial turístico da região onde se encontram os alambiques.

Além disso, pontua Robson, os produtores buscam apoio para o melhoramento da cana de açúcar melhor recomendada para a produção da cachaça da alambique. E no que concerne à atuação da Emater, o superintendente afirma que a agência possui muito potencial para contribuir.

Dos 17 municípios goianos produtores de cachaça, onze estiveram no encontro, como Orizona, Bela Vista, Formosa, Itumbiara, Caldas Novas e Palestina de Goiás. Juntos, eles afirmam produzir hoje cerca de 1,5 milhão de litros ao ano.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater

Foto: Nivaldo Ferr/Emater