Emater e ABCZ realizam edição da feira Pró-Genética em Goiandira

Foram comercializados 18 touros PO com preços mais acessíveis. Evento levou informações sobre novas tecnologias a pecuaristas

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou mais uma edição da feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) em Goiandira, no último sábado (11). Ao todo, foram comercializados 18 touros puros de origem (touros PO) das raças Tabapuã e Nelore.

O objetivo do programa Pró-Genética é contribuir para o aumento da produção de carne e leite de origem bovina no país e no estado de Goiás, especialmente as destinadas a pequenas e médias propriedades rurais, permitindo o aumento de renda.

Os animais comercializados são considerados touros melhoradores. A feira Pró-Genética entrega aos produtores locais a oportunidade ímpar de adquirir animais de qualidade, com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo atestando sua qualidade como reprodutor ao mesmo tempo em que promove o melhoramento genético do rebanho do município e região.

“Um dos fatores que mais estamos precisando aqui na região é o melhoramento genético. Através das visitas realizadas pelos nossos técnicos, também foi possível perceber que os produtores possuem uma resistência à inseminação. Por isso, a realização da feira aqui no município foi muito importante. O evento foi muito bom e os produtores que participaram foram embora bastante satisfeitos”, avalia Alexandre Xavier, técnico da unidade local da Emater em Goiandira.

Relevância

A feira também possui grande relevância para o Estado de Goiás, uma vez que é certificado que os touros PO comercializados possuem registro definitivo, exames andrológicos que atestam a qualidade de reprodução desses animais, com uma vida útil benéfica aos produtores que os adquirem e exames negativos para doenças como brucelose e tuberculose, assegurando assim a qualidade genética no rebanho do Estado.

Cerca de 75% da herança genética do rebanho ocorre via touro, uma vez que deixam mais descendentes que a fêmea. Sendo assim, o touro é a ferramenta chave para promover o melhoramento genético e possui uma excelente qualidade de reprodução. Como o programa prevê uma melhora na produção de carne e de leite, são oferecidas raças especializadas em cada tipo. Há também a oferta raças de dupla aptidão, sendo ainda mais benéfico aos pequenos e médios produtores rurais de Goiás.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias