Emater e IF Goiano articulam parceria para projetos de ILPF e fortalecimento da piscicultura na Microrregião de Iporá

Intuito é unir forças para levar novas tecnologias, estimular a produção e oferecer alternativas de fonte de renda aos pequenos produtores rurais do Estado

Mais um trabalho voltado para a difusão de novas tecnologias entre pequenos produtores rurais do Estado está sendo desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Representantes das duas entidades se reuniram virtualmente na última semana para articular a instalação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e também uma ação para o fortalecimento da piscicultura, na Microrregião de Iporá, que compreende os municípios de Amorinópolis, Cachoeira de Goiás, Córrego do Ouro, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Moiporá e Novo Brasil.

Ainda em fase de estudo, a iniciativa irá selecionar uma propriedade para receber a URT em ILPF. A Emater será responsável por escolher o local que melhor se adequar à proposta e auxiliar na elaboração e execução do projeto de implantação. O intuito é demonstrar para produtores de pequeno porte a viabilidade do sistema de ILPF, empregado para otimizar o uso da terra e aumentar a produtividade. A técnica consiste na incorporação de diferentes sistemas produtivos (agrícolas, pecuários e florestais) dentro de uma mesma área, que coexistem de modo que haja benefício mútuo para todas as atividades.

De acordo com a coordenadora da Regional Caiapó da Emater, Daniella Garcia, a ação se destaca especialmente pela união de forças. “A Emater e o IF Goiano, com suas expertises, estão juntos para podermos melhorar o atendimento ao produtor, principalmente o agricultor familiar, que carece tanto de informações e novos projetos. Precisamos sempre unir forças para ajudarmos esse segmento”, afirma. Ainda segundo ela, a URT servirá como um espelho para que outros produtores possam atestar a eficácia da ILPF, tecnologia frutuosa para áreas degradadas.

Quanto ao fortalecimento da piscicultura na região, a primeira etapa do trabalho será o diagnóstico da produção de peixe local, por meio da aplicação de um questionário para os produtores. O objetivo é fomentar a nova produção, oferecendo possibilidade de novas fontes de renda para as famílias rurais dos municípios envolvidos. Em Goiás, segundo a Radiografia do Agro publicada neste ano pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a produção das atividades ligadas à aquicultura estão mais concentradas nas cidades de Niquelândia, Gouvelândia e Inaciolândia.

Os projetos contam com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Participaram da reunião, pela Emater, a coordenadora regional Daniella Garcia e o assessor regional Fausto Pacheco; e pelo IF Goiano, o diretor geral Marcelo Medeiros, o coordenador de pesquisa Daniel Oliveira e o coordenador de extensão Bruno Silva.

Sistema de ILPF consiste na incorporação de diferentes sistemas produtivos (agrícolas, pecuários e florestais) dentro de uma mesma área | Imagem: Nivaldo Ferr/Emater

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815