Emater elabora projeto de coleta sustentável em Anápolis

Proposta visa levar conhecimento para famílias rurais sobre descarte adequado de lixo doméstico | Imagem: Divulgação/Emater

Elaborado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), por meio da Unidade Local (UL) de Anápolis, o projeto Coleta Sustentável de Resíduos Rurais tem como objetivo levar às famílias domiciliadas na zona rural, que apresentem interesse, propostas de seleção do lixo doméstico, como também aproveitamento do lixo orgânico. Todo esse processo será feito por meio da educação e compartilhamento do conhecimento acerca dos resíduos produzidos nos domicílios dos produtores.

Partindo da iniciativa da médica veterinária da Emater, Géssyca Neves de Oliveira, a proposta se deu após a análise do programa “Menos lixo, Mais Segurança Alimentar”, iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), com características e objetivos similares. Juntamente com as considerações e sugestões da assistente social Cecilia Latier, a estruturação foi elaborada, apresentada e aprovada pela coordenadora do escritório da Emater em Anápolis, Divina Lucia Rezende.

Além dos benefícios às famílias e ao meio ambiente, o projeto irá propiciar ainda a interação intergeracional com atividades promovidas pela Agência Goiana em parceria com a Prefeitura de Anápolis, segundo Géssyca. “Por meio do artesanato, através da reciclagem de vidros, será comtemplada a sabedoria da geração experiente como também o acesso à informação da geração mais nova, possibilitando conversas de enriquecimento cultural durante confecção da composteira, jardim vertical, entre outras infinitas possibilidades, pois temos que respeitar e conservar a cultura e tradição local”, conclui.

Reunião com a Prefeitura de Anápolis

Na última terça-feira (17), na UL de Anápolis, foi realizada uma reunião com representantes da Diretoria de Limpeza Urbana do município, para tratar de uma provável parceria entre os órgãos no projeto. No encontro, a equipe técnica juntamente com o diretor de Limpeza Urbana, Praças e Jardins, Yan de Castro, e a assessora do departamento municipal, Caroline Lacerda, firmaram a parceria da coleta seletiva quinzenal, na qual o produtor que realizar previamente a separação e armazenamento dos resíduos terá acesso às mudas frutíferas e nativas do cerrado, fornecidas pelo viveiro municipal de Anápolis.

Esses não são os únicos benefícios para os produtores que decidirem fazer parte do projeto, é o que diz a coordenadora Divina Lucia. “As famílias interessadas terão uma condição favorável e custo reduzido para obter um espaço da residência, como quintal e arredores, limpos e confortáveis, além de obterem, com a seleção e compostagem, adubo orgânico para fruteiras e hortaliças”, diz ela.