Emater, em parceria com a Comigo, planta muda de pequi sem espinho na Tecnoshow

Ato ocorreu em homenagem à cooperativa, que é organizadora do evento

Para marcar a participação na 21ª edição da Tecnoshow 2024, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) fez o plantio de uma muda do pequi sem espinho no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde, na última quarta-feira, 10. A ação foi realizada na presença do presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), Antônio Chavaglia.

O pequizeiro é uma árvore icônica do estado de Goiás e é fonte de 25 anos de pesquisa da Emater. Para o diretor de assistência técnica e extensão rural, Kin Gomides, o plantio da muda foi simbólico. “São 25 anos de pesquisa da Emater aliada às novas tecnologias e uma amostra desse esforço está sendo eternizado no solo da Tecnoshow”, completa.

“A Emater sempre esteve presente na feira, e é uma instituição fundamental para o desenvolvimento e assistência de agricultores familiares e médios e grandes produtores. O pequi sem espinho era o sonho de muita gente em Goiás e no Brasil inteiro, e a Emater está tornando isso uma realidade”, ressaltou o presidente da Comigo, Antônio Chavaglia.

O gerente do CTC, Edmilson de Carvalho Alves, afirma que a iniciativa é uma representação importante da aliança entre a Emater e a Tecnoshow. “A pesquisa tecnológica da Emater cresceu junto à feira, sempre aprimorando e utilizando a tecnologia para alcançar um objetivo maior”, completa.

Após o plantio da muda, Antônio Chavaglia fez uma visita ao estande da Emater. Acompanhado do diretor de assistência técnica e extensão rural da Agência, Kin Gomides, ele prestigiou a Feira da Agricultura Familiar e comprou diversos produtos dos produtores rurais assistidos pela Emater.

Pequi sem espinho

A multiplicação e venda de mudas de pequi sem espinhos é resultado de 25 anos de pesquisa realizada pela Emater, sob a coordenação da pesquisadora Dra. Elainy Botelho, em parceria com a Embrapa Cerrados. O ponto de partida foi a demanda de produtores goianos por pequizeiros mais rentáveis e frutos comerciais, e da sociedade, por frutos com polpa carnuda e saborosa. Foi assim que originou as pesquisas de clonagem, que se iniciaram com a propagação de mudas por sementes, estaquia e enxertia.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias