Emater entrega cartões do Crédito Social a 190 produtores da região do Vale do São Patrício

Os beneficiados participaram dos cursos promovidos no Agro é Social realizado entre os dias 27 de novembro a 1º de dezembro

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seapa) e Secretaria Retomada de Goiás e o Gabinete de Políticas Públicas, realizou nesta quinta-feira (15/02) a entrega de 190 cartões do Crédito Social na região do Vale do São Patrício. Os beneficiados foram alunos dos cursos promovidos pela Emater durante o Agro é Social realizado na região entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. As entregas foram realizadas nos seguintes municípios: Nova América, Rubiataba, Ceres, Rialma, Santa Isabel e Uruana.

Neste programa do Governo de Goiás, produtores rurais que participam das capacitações técnicas e cursos profissionalizantes oferecidos pela Emater recebem um fomento para iniciar seu próprio negócio. Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, o Crédito Social viabiliza novas formas de renda aos participantes das capacitações. “O principal propósito deste benefício é dar independência econômica aos produtores rurais. Com o dinheiro, eles podem adquirir ferramentas e insumos e colocar em prática tudo o que aprenderam com nossos instrutores e extensionistas nos cursos”, destaca.

Ao todo, foram entregues mais de R$ 861 mil para incentivar o empreendedorismo rural nos municípios. Em Santa Isabel, o prefeita Cássia Dourado ressaltou a importância do programa. “Em um município como Santa Isabel com fortes características rurais, o programa vem para fomentar a geração de renda e de empregos. Estamos recebendo hoje R$146 mil que vão fomentar nosso comércio e em troca, vão dar as ferramentas e os insumos necessários para que os alunos capacitados nos cursos possam iniciar seu próprio negócio. O estado de Goiás está se alavancando através de programas como estes”, avalia.

Maria Ivanice, aluna do curso de doces cristalizados em Rubiataba, conta que já está colocando em prática todos os conhecimentos que adquiriu durante a capacitação e planeja aumentar a produção com o benefício que recebeu. “Sou feirante e estou produzindo doces de diversos sabores e vendendo na feira e com esse dinheiro do Crédito Social quero comprar mais materiais e ampliar o meu negócio”, finaliza.

Ao todo, 273 produtores participaram dos cursos proporcionados durante o Agro é Social e 190 receberam os cartões do Crédito Social com valor de R$ 4.856 cada. Para coordenador da Regional Vale do São Patrício da Emater Diego Alves, “O governo de Goiás se alegra com essas entregas aqui nos municípios do Vale. Façam o bom uso deste dinheiro, comprando o que realmente precisam para produzir, comercializar e multiplicar esse benefício em uma nova fonte de renda para suas famílias”, explica.

No ano passado, o programa somou mais R$ 1,6 milhão em benefícios a agricultores goianos para investirem na implantação ou melhoria de seus projetos.

Agro é Social

O Agro é Social é uma iniciativa que tem como objetivo promover empreendedorismo e dar condições técnicas e financeiras para que alunos e alunas dos cursos e palestras promovidos pela Emater consigam transformar o que aprendem em uma nova fonte de renda, fomentando a economia dos municípios que receberam as ações.

A terceira edição do Agro é Social promovido pela Emater na região do Vale do São Patrício, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, capacitou 273 pessoas nos municípios de Ceres, Rubiataba, Rialma, Rianápolis, Uruana, Nova América, Vila Propício e Santa Isabel. Ao todo foram 14 cursos em oito municípios da região.

comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322