Emater Goiás participa da Caravana do Serviço de Inspeção Municipal em Planaltina

O evento será realizado no dia 16 de abril e tem como objetivo levar informações e tirar dúvidas sobre a implantação do SIM nos municípios

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) marcará presença na primeira edição da Caravana do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que acontece nesta terça-feira, 16, em Planaltina. O evento tem como objetivo levar informações e tirar dúvidas sobre a implantação do SIM nos municípios, além de promover a conscientização dos gestores municipais sobre a importância dos serviços de inspeção.

De acordo com o presidente da Emater, Rafael Gouveia, o SIM agrega valor aos produtos da agricultura familiar. “Nós estamos sempre incentivando os produtores a empreender e buscar sua autonomia financeira, e para isso, precisamos dar condições para que eles possam comercializar sua produção. O SIM garante que o produtor tenha um selo de inspeção nos seus produtos, que garante eles foram produzidos dentro das normas de boas práticas sanitárias”, ressalta.

Caroline Fleury, secretária do Entorno, enfatiza que a principal vantagem da iniciativa é a padronização de permissões para agricultores venderem seus produtos. “Nosso objetivo é pensar em uma certificação regional, para que os nossos produtores tenham a tranquilidade de produzir cada vez mais” , afirma.

A programação conta com apresentações de casos de sucesso de municípios que possuem SIM estruturado, é o caso de Rio Verde, e de agroindústrias beneficiadas pela iniciativa, como a Manteigaria Nacional de Luziânia. A agenda prevê ainda palestra sobre a importância do SIM e rodas de conversa com representantes das entidades envolvidas.

A Caravana do SIM é realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado do Entorno do DF (Sedfgo), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Superintendência Federal de Agricultura (SFA/GO) do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Goiás), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Sistema OCB Goiás e Prefeitura Municipal de Planaltina.

Serviço de Inspeção Municipal

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é executado pelas prefeituras municipais. O órgão é responsável pela inspeção e fiscalização das agroindústrias de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados e em trânsito no município. Entre as vantagens da operacionalização do Serviço de Inspeção Municipal está a adoção de boas práticas de fabricação dos produtos, resultando em itens de melhor qualidade aos clientes e consumidores, dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente.

Um produto que conquista um selo de inspeção leva consigo a garantia de que ele foi produzido dentro das normas de boas práticas sanitárias, e cumprindo os requisitos legais cabíveis para que sua comercialização seja feita dentro dos limites permitidos que são: comércio local (para produtos com selo SIM); comércio intermunicipal (para produtos com Selo de Inspeção Estadual – SIE) e comércio nacional e internacional (para produtos com Selo de Inspeção Federal – SIF).

comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322