Emater inaugura viveiro de plantas nativas na Estação Experimental de Porangatu

Espaço será utilizado para estudos de sementes, arborização e educação ambiental no município

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a prefeitura de Porangatu e a Olfar Alimento e Energia, inauguraram na manhã desta sexta-feira (12/05), um viveiro de plantas nativas na Estação Experimental de Porangatu. O principal objetivo é obter espécies do Cerrado para pesquisa florestal, arborização e educação ambiental no município e região.

O espaço será utilizado para estudos de indução e germinação de sementes de espécies nativas do Cerrado brasileiro, além de também proporcionar o povoamento das reservas ecológicas da zona rural e urbana de Porangatu.

Dentre as principais justificativas para criação do viveiro, está a falta de oferta de mudas florestais para a melhoria da área verde em Goiás. “Hoje, a aquisição de espécies florestais é feita de forma improvisada e extrativista, o que têm proporcionado a obtenção de plantas mal formadas e com alta incidência de pragas e doenças, e isso interfere diretamente no vigor da planta e seu desenvolvimento”, explica Manoel Virgílio Siqueira, gerente da Estação Experimental de Porangatu.

O novo viveiro da Emater também estará disponível para a visitação de alunos de escolas e universidades da cidade. Através destas visitas, o projeto visa fomentar a conscientização dos estudantes quanto a importância da preservação ambiental na qualidade de vida da sociedade goiana.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias