Emater integra programa de doação de alimentos em Vila Boa

Agência capacita produtores locais para estarem aptos a vender para a Conab, entidade doadora

Em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária integra projeto de distribuição de produtos agrícolas para famílias em situação de vulnerabilidade, hospitais e escolas no município de Vila Boa, no interior do Estado.

O projeto faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovido pela Conab, que atua em parceria com a Prefeitura local, as Secretarias de Agricultura e Promoção Social e a Associação Cooperiachinho, fornecedora dos produtos.

O Projeto

A iniciativa visa beneficiar tanto às famílias e entidades que receberão as doações, quanto os produtores, que serão incentivados a começar uma produção escalonada. Inicialmente, a Emater presta assistência aos produtores da associação para que possam repassar os alimentos. No total, são 28 produtos, somando 25,535 kg, entre os quais estão frutas, mandioca, milho verde, hortaliças, entre outros.

Logo em seguida os alimentos são comprados pela Conab e o valor recebido pela Cooperiachinho, que desta vez será de R$ 63.592,66, beneficiará os produtores, que são oito nessa ocasião. Após comprados os produtos, a companhia os repassa para o Cras da região, que faz a distribuição dos alimentos para a comunidade.

A primeira entrega foi realizada na última segunda feira (11) e contou com a parceria da Prefeitura, que disponibilizou um veículo para busca dos produtos.

Beneficiados

De acordo com a coordenação do Cras, cerca de 1.300 famílias estão cadastradas no projeto. Por isso, a ação se estenderá por 12 meses.

A mediadora do projeto e técnica da Emater, Michele Machado, pontua que a ação pretende se expandir ainda mais. “De acordo com o último senso, a população de Vila Boa é de 4.735 pessoas, então, pretendemos encaminhar mais dois processos a Conab para beneficiarmos ainda mais famílias e entidades carentes”, sustenta.

Horta Comunitária

Ao iniciar o projeto, a Associação Cooperiachinho apresentou dificuldade de acesso à água para a produção dos alimentos. Para a solução deste problema, foi implantada uma horta comunitária na área coletiva da associação para que os produtores tivessem fácil acesso a um poço e um reservatório existentes no local.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves