Emater leva capacitação em controle de focos de incêndio para produtores rurais de São Luís de Montes Belos

Profissionais do Corpo de Bombeiros treinaram 88 trabalhadores do campo, que também receberam abafadores para auxiliar no combate a focos iniciais de fogo | Imagem: Divulgação/Emater

Encerrou-se nesta semana, em São Luís de Montes Belos, o ciclo de capacitações em controle de focos de incêndio coordenado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com o Corpo de Bombeiros (CBM-GO), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Prefeitura Municipal e Sindicato dos Produtores Rurais da cidade. O treinamento, voltado para os trabalhadores rurais da região, faz parte da Operação Cerrado Vivo 2021, lançada em junho pelo governador Ronaldo Caiado.

Em decorrência da pandemia, a atividade foi dividida em quatro dias, cada um sendo realizado em uma propriedade assistida pela Emater. No total, participaram 88 agricultores familiares, que receberam instruções sobre manejo de fogo de uma equipe especializada formada por profissionais da 19º Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM).

Segundo a técnica em Gestão Pública da Emater, Rachel Fleury, o escritório local da instituição realiza a mobilização há cinco anos. Neste ano, em decorrência da pandemia, as ações ocorreram com repartição de turmas e em locais estratégicos na zona rural, ao contrário das edições anteriores, que aconteceram na própria cidade. A adesão desta vez foi maior e o esquema será adotado nas próximas campanhas.

“A gente busca conscientizar os produtores sobre o quanto é importante combater o foco inicial. Muitas vezes os próprios produtores conseguem abafar o fogo sem precisar acionar o Corpo de Bombeiros”, explica Fleury. Ela atenta ainda para o fato de que a corporação de São Luís de Montes Belos é responsável por atender cerca de 15 municípios arredores, o que acarreta em alta demanda para o efetivo.

Além da formação, foram distribuídos abafadores de fogo entre os alunos. Os instrutores ensinaram detalhadamente como manusear o equipamento, utilizado principalmente para extinção de chamas em vegetações rasteiras. A ferramenta foi confeccionada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Operação Cerrado Vivo 2021

Lançada em junho último, a Operação Cerrado Vivo 2021 atua na prevenção e combate a incêndios florestais em todo o território goiano. O trabalho conta com apoio tecnológico, dispondo de drones para monitoramento de ocorrências. “Nós sabemos que o prognóstico é de uma estiagem alongada. Por isso, a necessidade de nos equipar cada vez mais para que possamos melhorar o aparelhamento de todos os nossos bombeiros militares no enfrentamento de queimadas”, explica o governador.

Este ano a operação terá atenção redobrada em virtude do último período chuvoso ter sido menor. O prognóstico climático para os próximos meses é de seca severa no Estado, com possibilidade de repetição dos estragos do ano passado. No período, foram registradas 10.311 ocorrências de incêndio em Goiás, das quais, 9.955 em vegetação.

comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322