Emater leva PANCs e alimentação saudável para oficina gastronômica em Dia de Campo

Alunos da oficina “Sabor e Saúde”, durante Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica da Embrapa

O Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica chegou a sua sétima edição, na última sexta-feira (14), com participação especial do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), que levou para a programação a oficina gastronômica “Sabor e Saúde”. O workshop, realizado na Fazedinha Agroecológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Santo Antônio de Goiás, ensinou aos participantes como inserir no cardápio Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

Dividida em dois momentos, a oficina promoveu primeiramente uma abordagem teórica a respeito das PANCs, termo que denomina plantas ainda pouco difundidas mas com enorme potencial nutritivo. As instrutoras e extensionistas da Emater, Janete Alves e Neurileide Maria, falaram sobre as propriedades das plantas e sobre o processo de higienização dos alimentos.

Na segunda parte, as coordenadoras executaram três receitas, detalhando cada etapa para os participantes. Três pratos foram preparados, wrap de tapioca roxa com hananira, mini-omeletes de forno também com hananira e crepioca enriquecida com ora-pro-nóbis.


Estudante de Agronomia e participante da oficina, Jovana Cabral

De acordo com Janete, que já carrega em seu currículo junto à Emater diversos trabalhos com processamento de alimentos, o intuito foi divulgar as potencialidades das PANCs e atentar para a importância de hábitos alimentares saudáveis. No Brasil, estima-se que existam cerca de 10 mil espécies dessas plantas, no entanto apenas 300 são comumente utilizadas nas refeições diárias.

“Pegamos receitas convencionais, acrescentamos as PANCs e vimos que elas só agregam. Melhoram o valor nutritivo e são muito saborosas”, disse. “Na degustação, nós vimos que o que trouxemos realmente atendeu a expectativa do público. Valeu bastante a pena!”, acrescentou a extensionista Neurileide.

Uma das participantes, a mineira Rosangela Bevitori, pesquisadora da Embrapa, disse que se interessou pela oficina porque gosta de experimentar ingredientes diferentes em sua rotina alimentar. “Eu sou de Minas Gerais e lá tem muita ora-pro-nóbis e taioba. São comidas do dia-a-dia. Então, eu queria aprender novas formas de utilizar essas plantas na alimentação”, revelou.

A estudante do curso de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jovana Cabral, também avaliou positivamente a experiência. Segundo ela, foi interessante descobrir novos sabores e possibilidades alimentares. “Foi interessante saber que podemos colocar as PANCs em lanches rápidos”, afirmou.

O Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica é realizado anualmente, por meio de uma parceria entre Emater, Embrapa Arroz e Feijão, Instituto Federal Goiano (IFG) – Campus Urutaí e a Universidade Federal de Goiás (UFG).


Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
Imagens: Nivaldo Ferr
comunicacao.ematergo@gmail.com