Emater participa de curso de Cultivo de Banana em Jesúpolis

Cultura de banana é uma das mais proeminentes do Estado de Goiás e a cada ano chama mais a atenção de agricultores

A Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ministrou o curso de Cultivo de Banana, no município de Jesúpolis (GO), nos últimos dias 21,22 e 23. A atividade contou com a presença de oito produtores da região que tiveram acesso a aprendizados teóricos e práticos.

O curso, ministrado pelo Senar, apresentou aos participantes diversas formas de cultivo da fruta. A atividade teve como enfoque o cultivo da Banana Maçã Paulista, a variedade mais plantada no município voltada para o comércio. A cultura na cidade já possui mais de 150 hectares, mostrando o potencial que Jesúpolis tem na produção da banana em Goiás.

Durante o curso os participantes tiveram acesso às técnicas de limpeza e desinfectação das mudas, maneiras de evitar as pragas como limpeza do bananal (desfolha). Além disso, o instrutor da ação explicou como tirar mudas de um bananal de primeiro ano e como fazer a análise de pragas como moleque da bananeira ou broca mal-do-Panamá.

A cultura de banana é uma das mais proeminentes do Estado de Goiás e a cada ano chama mais a atenção de agricultores. Segundo o técnico da Emater, Maximiliano Michel, “os produtores da região mobilizaram e levaram a demanda para a Agência Estadual, que contribuiu com parceira do curso e compartilhamento do que foi aprendido no curso para quem não pode ir”.

A atividade aconteceu na Fazenda Pouso Alto, no município de Jesúpolis (GO). A área possui mais de cinco hectares plantados da cultura de banana, servindo para o ensinamento prático do curso, que ainda deu enfoque nos diferentes cultivares, e a forma de condução de cada uma observando fatores climáticos.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Matheus Alves | Fotos: Nivaldo Ferr
Informações à imprensa: (62) 3201-8814 / 99276-8126
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br