Emater premia servidores por meio do programa Gestão por Resultados

Programa oferece gratificações aos técnicos que se destacaram em suas funções a cada quadrimestre

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, no dia 20 (sexta-feira), uma reunião do grupo do programa Gestão por Resultados (GPR), onde foram apresentado os resultados do Ranking de Atendimentos realizados pelos técnicos da Emater no primeiro quadrimestre de 2022.

De acordo com com o último quadro classificação, serão contemplados os técnicos Welliton José de Sousa (UL  Iporá), Rosângela Alves (UL Formosa), José Pereira de Lima (UL Orizona), Maria Luiza da Silva (UL Trindade), Maria José Chaves (UL Rio das Antas), Roberto Moreira (UL Itajá), Joaquim Roberto (UL Itaberaí), Divino Rezende Nunes (UL Uruaçu), Marcos César Ribeiro (UL Rio Verde), Elder Rodrigues (UL Água Limpa), Wedson Barbosa (UL Divinópolis) e José Wilson Moreira (UL Crixás).

O programa de Gestão por Resultados (GPR), implementado na Emater em 2019, é uma ferramenta de fortalecimento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), atribuindo metas anuais aos servidores com o objetivo de aumentar a eficiência do trabalho realizado na Agência Goiana, além de corrigir ações que não são satisfatórias.

“A gestão por resultados visa reconhecer o trabalho dos servidores mais produtivos, aqueles que têm uma entrega além do que já é previsto com base na sua remuneração. Além disso, visa tomar as medidas necessárias àqueles servidores que não tem uma contribuição efetiva, que justifiquem o vencimento que já recebem. O que não é uma forma de tentar penalizar, mas sim entender, de forma transparente, quais as dificuldades que eles têm de entregar aquilo pelo qual foram imbuídos na sua profissão”, explica o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende.

Como funciona a GPR

Durante a elaboração do plano de trabalho anual da Emater, são definidos os programas e atividades prioritárias que recebem pontuações de acordo com seu nível de complexidade. Cada coordenador regional fica responsável por delegar e acompanhar periodicamente, por meio do Sistema de Acompanhamento Técnico da Emater (Sistec), o andamento das atividades distribuídas aos técnicos.

Os funcionários que mais contribuem para alcançar as metas estabelecidas são beneficiados com uma gratificação financeira, como forma de incentivar e reconhecer o trabalho dos colaboradores. Desse modo, os servidores que se classifiquem como primeiros colocados de cada umas das 12 Unidades Regionais da Agência Goiana, considerando a pontuação registrada no Sistec dentro de cada quadrimestre, são beneficiados por meio de Funções Comissionadas (FCs) que tem validade pelos próximos quatro meses até a conclusão da próxima avaliação, que irá distribuir novas gratificações.

Somente os servidores efetivos podem receber a premiação em forma de remuneração. No entanto, o programa permite reconhecer o trabalho de todos os colaboradores, independente do tipo de vínculo empregatício, e promover outros benefícios através da realização de qualificações, cursos e viagens para diversas capacitações custeadas pela Emater.

Confira aqui como é distribuída a pontuação conforme a prática realizada