Emater promove curso sobre mercado do agronegócio para técnicos agrícolas

A capacitação acontece de 25 de 27 de março no auditório da Ceasa Goiás

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Ceasa Goiás, está promovendo, de 25 a 27 de março, o curso sobre Acesso à Mercado, Abastecimento e Segurança Alimentar de Goiás. O curso está sendo realizado no auditório da Ceasa com o objetivo de capacitar os técnicos sobre o cenário mercadológico do agronegócio em Goiás.

A programação do curso prevê palestras sobre mercados institucionais, organização de cadeias de interesse, prevenção sanitária, fruticultura, entre outros. Os temas serão abordados por especialistas da Emater, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Secretaria de Estado da Retomada, Instituto Mauro Borges, Ceasa e Banco Sicoob.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, destaca que o estado de Goiás é reconhecido pela sua capacidade produtiva, mas ainda tem muito o que avançar. “O projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã é um exemplo das ações do Governo de Goiás para estimular a produtividade de agricultores da região nordeste. Mas além de produzir, nós precisamos entender o mercado e criar estratégias para a comercialização destes produtos”, ressalta.

De acordo com o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Emater, Kin Gomides, capacitações como esta são imprescindíveis para contribuir com a autossuficiência agropecuária do estado de Goiás. “Atualmente 41% dos alimentos que são consumidos em Goiás vem de fora. Esse número já foi maior e a Emater tem condições de ajudar a diminuí-lo ainda mais, através do conhecimento de elementos importantes no mercado como padrão e volume dos produtos”, explica.

O coordenador da Unidade Regional Sudoeste da Emater, José Luiz Pereira, vai ministrar uma palestra sobre o cenário de fruticultura em Goiás e os desafios para seu crescimento. “A sucessão familiar no campo e o trabalho de assistência técnica são alguns dos desafios que precisamos estar atentos para o fortalecimento da agricultura familiar”, enfatiza.

Além das palestras, a programação do curso prevê ainda uma visita técnica na Ceasa Goiás, que é o quinto principal mercado do Brasil. Só em 2022, movimentou mais de 931 mil toneladas de hortifrúti, gerando R$ 3,3 bilhões para o estado.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias