Emater é parceria da Embrapa no Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica

Evento ocorre em Santo Antônio de Goiás, na Fazendinha Agroecológica

Com realização da Embrapa Arroz e Feijão, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária atua em parceria na organização do VI Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica. O evento será realizado no dia 22 de fevereiro, sexta feira, na sede da Embrapa Arroz e Feijão em Santo Antônio de Goiás. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. As ações serão realizadas das 08h às 17h.

Na ocasião, serão apresentadas novidades em pesquisa e tecnologias desenvolvidas pela Emater, Embrapa e parceiros. A ideia do projeto é contribuir com a ampliação e conhecimento de sistemas agroecológicos de produção no estado de Goiás.

Além da organização do evento, a Emater ainda é responsável pela estação “Quintal Agroecológico”, instalada na Fazendinha. O espaço será destinado ao ensino de cultivo de plantas medicinais e contará com 43 espécies cultivadas no Centro de Treinamento da Emater (Centrer).

A engenheira agrônoma e técnica da Emater, Taís Ferreira, destaca as principais atividades realizadas. “O quintal é uma demonstração das possibilidades de se ter tanto plantas alimentícias não convencionais quanto as plantas medicinais no uso doméstico”, aponta. Taís ainda pontua que o uso dessas plantas agrega não só benefícios à saúde, como também à agricultura familiar.

A engenheira agrônoma também comenta a importância deste projeto para a Agência. “A Emater já realiza um trabalho com estas plantas há muito tempo no Centro de Treinamento local. Este evento é mais uma oportunidade de transmitir este conhecimento a outras pessoas para que este trabalho e a conservação da espécie continue sendo feita”, reforça.

Aberta principalmente a técnicos, agricultores e estudantes da área, o dia de campo busca integrar essas pessoas ao meio para que o conhecimento seja expandido. Visando maior aprendizagem, Taís comenta que dará oportunidade ao seu estagiário, Guilherme Pontes, de estar à frente da estação “Quintal Agroecológico”. O estudante será o responsável pela apresentação e palestras realizadas.

Ao final do evento, ainda será aberta uma Feira Agroecológica, realizada em parceria com a Associação de Produtores Orgânicos de Anápolis e Região (Aproar) e a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica em Goiás (Adao). Os agricultores dessas associações terão a oportunidade de comercializar seus produtos.

Confira o cronograma do Dia de Campo:

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / comunicacao.ematergo@gmail.com