Emater promove Dia de Campo sobre o Projeto Bovinocultura Sustentável

Evento foi realizado no município de Mossâmedes e visou apresentar os resultados do programa

No dia 14 de abril, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promoveu um dia de campo sobre o projeto Bovinocultura Sustentável, na fazenda Paraizo, no município de Mossâmedes. O objetivo do evento foi apresentar os resultados do trabalho de assistência da Emater com o programa.

O projeto de Bovinocultura Sustentável surgiu em 2006, implantado pelo zootecnista da Emater, Fernando Coelho, com o objetivo de dar assistência aos produtores rurais goianos para o aumento da produção pecuarista. Realizando assistência técnica e extensão rural, o trabalho recorre à tecnologia de pastejo rotacionado aliada à fertirrigação, otimizando, assim, o desempenho da produção de acordo com as particularidades de cada propriedade.

Durante o dia de campo, os participantes tiveram a oportunidade de passar por três estações, sendo elas: 1) gestão da propriedade, que apresentou os resultados desde a implementação do projeto; 2) melhoramento genético, que mostrou todo o processo realizado para o melhoramento do rebanho; e 3) manejo de pastagem e estruturação de solo, na qual foi apresentado o ponto ideal de corte da pastagem e como é importante fazer o manejo adequado para a estruturação de solo para evitar grandes gastos com reposição de nutrientes.

“Esse dia de campo teve como principal objetivo mostrar a importância de uma assistência técnica, gerencial e continuada para poder assessorar os agricultores familiares no desenvolvimento econômico, social e ambiental, de acordo, é claro, com a realidade de cada um desses produtores”, explicou Juscimar Barroso, assessor da unidade regional Rio Vermelho.

No total, cerca de noventa pessoas participaram do Dia de Campo, em sua maioria produtores assistidos pela Agência e técnicos da Emater.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias