Emater promove oficinas de educação financeira em Gameleira de Goiás

Entre os meses de maio e junho, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Cresol, uma cooperativa nacional de crédito, está promovendo oficinas de educação financeira na cidade de Gameleira de Goiás. A principal finalidade é conscientizar a população gameleirense sobre a importância do planejamento financeiro.

A realização das oficinas permite que os participantes se conscientizem sobre a necessidade de se ter um controle financeiro, para que, assim, sejam capazes de desenvolverem uma relação equilibrada com o dinheiro e tomarem decisões precisas sobre finanças e consumo que promovam o seu bem-estar.

“A importância da Emater participar e promover este tipo de ação está diretamente ligada à gestão financeira das famílias rurais, considerando que Gameleira é um município, em sua maioria, composto por produtores rurais e as oficinas são e serão ministradas para os jovens e idosos majoritariamente residentes em fazendas”, explica Cecília de Guadalupe, técnica da unidade local da Emater de Gameleira e uma das idealizadoras do projeto.

A promoção das oficinas é uma forma encontrada pela Emater e a Cresol para cumprir a agenda da Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece anualmente desde 2014, e que, neste ano, ocorre entre os dias 15 e 21 de maio e tem como tema central a “Resiliência Financeira”.

A expectativa é de que, após as oficinas, os participantes sejam capazes de ter uma visão próspera sobre a vida, mudando pequenos hábitos de consumo, bem como alternativas de investimentos e consolidação.

Cronograma

A primeira oficina de educação financeira aconteceu na última quarta-feira (17) e foi promovida para alunos do oitavo ano da Escola Municipal Benedito Lobo. Na ocasião, foram discutidos assuntos como o conceito de educação financeira, diferença entre desejo e necessidade, mudança de hábitos e muito mais.

“Sabendo que Gameleira de Goiás é um município cuja economia é majoritariamente rural, oferecer este tipo de capacitação a estudantes e idosos é uma forma de garantir a expansão destes conhecimentos para toda a família”, destaca Cecília.

As próximas oficinas acontecerão nos dias 31 de maio, para idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Gameleira, e 06 de junho, para estudantes do oitavo ano da Escola Municipal Fleuri Adrião de Siqueira.