Emater promove Seminário de Bovinocultura Sustentável para técnicos

Evento foi realizado na cidade de Goiás e contou com a participação de representantes de diversos Regionais da Agência

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), promoveu o Seminário de Bovinocultura Sustentável na sede da unidade regional Rio Vermelho, na cidade de Goiás. O evento teve como objetivo elucidar o público interno da Agência, especialmente os técnicos regionais, sobre o que é o Projeto de Bovinocultura Sustentável, os seus princípios e alguns dos resultados já alcançados.

O Projeto foi apresentado pelo zootecnista da Emater Fernando Coelho, que foi o responsável por sua implantação em 2006. O Projeto de Bovinocultura Sustentável tem o objetivo de dar assistência aos produtores rurais goianos para o aumento da produção pecuarista. Realizando assistência técnica e extensão rural, o trabalho recorre à tecnologia de pastejo rotacionado aliada à fertirrigação, otimizando, assim, o desempenho da produção de acordo com as particularidades de cada propriedade.

Ainda durante o seminário, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos e os resultados da Bovinocultura Sustentável nas unidades locais de Goiás, Mossâmedes, Sanclerlândia, Nerópolis, Itauçu, Bela Vista e Santa Rosa de Goiás. Para 2023, a previsão é treinar os demais técnicos para a execução do Programa e, em seguida, expandi-lo para todas as regiões do estado de Goiás.

Conforme explica a coordenadora da Regional Rio Vermelho da Emater, Esmeralda Araújo, com o Programa a de Bovinocultura Sustentável, é possível “fazer com que o produtor tenha pasto o ano todo, com baixíssimo investimento, usando o que ele já tem na propriedade e quase que só com o manejo”.

Ainda de acordo com Esmeralda, o objetivo é seguir trabalhando nesses moldes, uma vez que facilita o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social e é perfeita para a agricultura familiar. “Também chegamos à conclusão, durante o evento, que queremos integrá-lo com outros programas, como o Produzir Brasil e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, porque casam muito bem”.

A programação do Seminário de Bovinocultura Sustentável ainda contou com visita a propriedades rurais atendidas pela Emater nas cidades de Mossâmedes e Goiás. Na última, Marlene Taia Silveira, produtora atendida pelo Programa, aproveitou a visita para destacar: “Só temos a agradecer a equipe e todos os que nos ajudaram. A gente tem muito carinho por vocês. A Emater é coisa séria, de muita responsabilidade”.

Campo de Saber

No final de outubro, em episódio do Campo de Saber, série de webinários da Emater, transmitido semanalmente no canal da Agência no YouTube, o zootecnista Fernando Coelho da Silva falou sobre bovinocultura sustentável. Durante sua fala, o extensionista apresentou o trabalho que tem como objetivo melhorar a cadeia produtiva de bovinos a partir de práticas sustentáveis. A aula segue disponível no YouTube.