Emater realiza concurso do Melhor Tomate 2023 de Goianápolis

As inscrições para participar iniciaram dia 3 de julho e vão até dia 18

Para premiar o melhor tomate de Goianápolis, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, realizará o Concurso do Melhor Tomate 2023 que escolherá o melhor fruto da cidade. O evento acontecerá dentro da 37ª edição da Festa do Tomate, entre os dias 18 e 23 de julho.

O concurso, promovido pela Emater, acontece em duas etapas. A primeira fase é das inscrições, que começaram a ser realizadas no dia 03 de julho e seguem até o dia 18. A segunda é a avaliação da lavoura. Nesta etapa, a extensionista da unidade local de Goianápolis, Daniele Lima, irá até a propriedade para analisar a qualidade e o cultivo do fruto.

“Ações deste tipo são ótimas para a cidade porque a produção de tomate aqui é referência em todo o Brasil. Além de valorizar a nossa agricultura familiar, o concurso vai permitir uma troca de informações entre produtores, técnicos e consumidores, que virão até mesmo de outros estados para nos prestigiar”, afirma Daniele.

Para participar do concurso, os produtores devem procurar o escritório da Emater em Goianápolis, localizado na Avenida Carlos de Pina, Quadra M Lote 757, no centro da cidade, ou ir até a sede da Secretaria Municipal de Agricultura.

Para a avaliação da lavoura, os seguintes critérios como a preservação do meio ambiente, o uso correto de defensivos agrícolas e o descarte apropriado das embalagens serão verificados. Durante a visita, um questionário será realizado com o produtor para recolher informações referentes à propriedade e o cultivo. O questionário também será utilizado na pontuação da banca julgadora do concurso. O resultado da competição será divulgado no dia 22 de julho.

Avaliação e premiação

Os jurados avaliarão tanto a parte externa quanto a parte interna do tomate. Itens como defeitos na casca do fruto, o peso de cada unidade, a qualidade da lavoura e as respostas do questionário durante a visita serão pontuados.

Três melhores produtores serão premiados. O primeiro colocado receberá R$10.560, o segundo levará para casa R$5.280 e o terceiro, R$1.320.