Emater realiza Curso de Produção de Ovos de Páscoa e abre novas possibilidades de renda para pequenas produtoras

Capacitação foi realizada em Senador Canedo para 30 participantes

Faltando cerca de um mês para uma das festividades religiosas mais importantes de nosso calendário, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), promoveu o Curso de Produção de Ovos de Páscoa voltado para pequenas produtoras rurais ou simplesmente mulheres interessadas em desenvolver novas habilidades. A capacitação foi realizada nas últimas quinta (12) e sexta-feira (13), em Senador Canedo, município da Região Metropolitana de Goiânia, e contou com 30 participantes.

Segundo a coordenadora da atividade e extensionista da Emater, Núbia Lopes, o objetivo da ação é trabalhar junto à turma técnicas que envolvem o processo de produção de ovos de chocolate, ensinando receitas inovadoras e oferecendo alternativas de complementação de renda. Além disso, o curso estimula a integração social entre a comunidade local.

Uma das participantes, Eliane Batista dos Santos, conta que essa foi sua primeira experiência com preparação de ovos de chocolate. “Foi uma experiência muito gostosa, com pessoas legais, que interagiram, conversaram e compartilharam suas vivências. A professora foi maravilhosa e atenciosa, tirou nossas dúvidas e ensinou muitas técnicas”, relatou. Ela, assim como o restante do grupo, pretende utilizar o que aprenderam em um empreendimento próprio para auxiliar na renda da família. “Vou fazer os ovos, vender e vai dar tudo certo!”, disse entusiasmada.

O conteúdo programático, ministrado pelas instrutoras Paula Lola e Keyla Marques, incluiu tanto atividades práticas como teóricas. As alunas puderam preparar as receitas, mas também assistiram aulas sobre comercialização e boas práticas de fabricação, entrando em contato com um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio dos alimentos e com orientações básicas que envolvem a etapa de vendas dos produtos.

A capacitação é fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Senador Canedo, a Secretaria de Trabalho e Renda (Semtrar) e a Doce Lola Confeitaria.

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8340