Emater realiza Dia de Campo sobre capim BRS Capiaçu em Nazário

A espécie se destaca pela economia e alto rendimento na produção de silagem utilizada na alimentação de bovinos

O capim BRS Capiaçu foi tema do Dia da Campo realizada na última sexta-feira, 7. O evento foi promovido pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Prefeitura de Nazário, para discutir os resultados do uso da espécie na alimentação de bovinos.

O dia de campo foi realizado na fazenda Bom Sucesso, do produtor Adevair de Melo Oliveira, localizada no município. Assistida pelo extensionista rural da Agência, Walmir Elias Costa, a propriedade faz o plantio da espécie e, constantemente, implanta melhorias no sistema de cultivo para aumentar a eficiência da produção.

Durante o evento, foram realizadas palestras com apresentações de dados técnicos e financeiros obtidos na propriedade demonstrativa até o momento. Além disso, foram demonstradas as recomendações de plantio para boa formação da capineira e do aproveitamento de suas qualidades nutricionais aos bovinos.

O capim BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante, lançado em 2016 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A silagem produzida a partir dele é uma alternativa mais acessível para suplementação do pasto, especialmente no período da seca.

O evento contou com a presença do prefeito do município, João Batista Carvalho, cinco técnicos da Emater de municipios vizinhos e 25 produtores rurais de toda a região.