Emater recebe 1º Encontro Estadual de Defesa Agropecuária de Goiás

Solenidade de abertura destacou a importância das ações educativas para avanços do estado no comércio exterior

Para promover a capacitação técnica em educação sanitária e demonstrar a importância da utilização de metodologias ativas nas atividades educativas, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) sedia, entre os dias 8 a 10 de novembro, o 1º Encontro Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no Estado de Goiás.

Com o tema “Conscientizar é Legal”, o objetivo do encontro é debater a importância da educação sanitária no fortalecimento da defesa agropecuária no estado, através da atualização e capacitação técnica em relação ao tema.

Abertura

Durante a abertura, autoridades destacaram como a educação sanitária tem colaborado com os avanços agropecuários em Goiás e em todo o país.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, destacou como a Emater foi e é fundamental para os avanços que o estado de Goiás está tendo com o comércio exterior.

“O estado é referência nacional em defesa agropecuária. Nós sabemos da responsabilidade dos nossos técnicos, dos nossos extensionistas para levar cada vez mais essa educação a agricultores familiares para que a gente possa avançar cada vez mais, produzindo não só em quantidade, mas em qualidade para podermos continuar alimentando a todos os sete milhões de cidadãos goianos e também ajudando a alimentar os mais de duzentos milhões de brasileiros”, ressalta.

Para o superintendente de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/MAPA), José Eduardo de França, a educação sanitária é uma atividade estratégica e instrumento da defesa agropecuária. Ele também destacou o papel do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa).

“Este programa tem o objetivo geral de promover por vias educativas a sanidade, a inocuidade, a qualidade e a segurança dos produtos agropecuários brasileiros e seus derivados. Todas essas características são comuns a todas as instituições aqui presentes e parceiras do evento. Juntas, podemos construir ações que vão transformar a educação sanitária no estado de Goiás e o seu desenvolvimento”, afirma.

Ainda durante a solenidade de abertura, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, destacou como a educação sanitária tem sido essencial para os resultados que Goiás vem alcançando no setor agropecuário.

“O tema do encontro é extremamente importante para o setor produtivo. O estado de Goiás tem alcançado resultados bastante positivos e promissores dentro do segmento em funções das ações e garantias sanitárias que tem sido proporcionadas pelos serviços oficiais de defesa agropecuária, seja ele executado tanto no âmbito federal, através do Ministério de Agricultura, quanto no âmbito estadual, por meio da Agrodefesa”, destaca.

O evento é realizado pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA/GO) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e conta com apoio da Emater, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Agência Goiana de Defesa Sanitanária (Agrodefesa), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), do Serviço Nacional da Indústria (Senai), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFCAT), do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO)e do Fundo Emergencial para a Sanidade Animal de Goiás (Fundepec).

Entre os temas que serão abordados estão o potencial da agropecuária goiana, a contribuição da educação sanitária, interface da educação sanitária e educomunicação, Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) – diretrizes e importância das parcerias com instituições e organizações públicas e privadas, importância da educação sanitária para as agroindústrias, entre outros. Também estão programadas oficinas e rodas de conversa.