Emater recebe primeira turma do projeto Plantando Saberes

Voltado para crianças do ensino fundamental I das escolas goianas, ação visa à divulgação das atividades da Agência e conscientização ambiental

Na manhã do dia 4 de março (terça-feira), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) recebeu alunos da escola Escola Municipal de Tempo Integral Jardim Novo Mundo para visitação à Agência Goiana. As crianças fazem parte da primeira turma do projeto Plantando Saberes, elaborado pela Emater com o objetivo de transmitir conhecimento, despertar nas crianças consciência ambiental, noções de reaproveitamento de materiais e sustentabilidade.

“Uma das frentes das ações da Emater em prol da agricultura familiar em Goiás é a educação. É também por meio dela que agimos para possibilitar a melhora da qualidade de vida no campo para os goianos e, com o Plantando Saberes, inserimos essa educação no início da vida escolar das crianças. Com certeza colheremos bons frutos em breve”, ressalta o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende.

Plantando Saberes é destinado aos estudantes da primeira fase do ensino fundamental, na faixa etária de 6 a 10 anos, de todas as escolas, públicas e particulares, de Goiás. Na visita, as crianças conhecem a galeria permanente, o complexo de Laboratórios, Horto de Plantas Bioativas, a Agroindústria e a Estação Experimental Nativas do Cerrado, onde participam do plantio de uma árvore nativa, que será nomeada com o nome da escola.

“Nós apresentamos plantas nativas, o preparo de composto orgânico, semeadura, falamos sobre solo e germinação. Queremos que as crianças conheçam o que elas estão comendo, porque muitas vezes elas veem o fruto e não imaginam como é a árvore ou de onde vem”, conta Janeth Coelho Pacheco, coordenadora do projeto Plantando Saberes.

Para a professora Rosimeire Monteiro, que acompanhou a turma, a experiência é importante no aprendizado das crianças em diferentes áreas de conhecimento. “Com certeza sairão daqui futuros profissionais dessa área. Eles ficaram muito interessados, com muitas perguntas e nós vamos explorar isso na sala de aula”, destaca. Ao final, cada aluno realizou o plantio de uma muda, em copos copos de plástico descartáveis reutilizados, para cultivar em casa.

Como participar

As escolas interessadas em realizar uma visita podem fazer o cadastro pelo site da Emater, no link https://www.emater.go.gov.br/wp/projeto-plantando-saberes/. “É necessário identificar a data pretendida, com preferência para as terças e quintas. Pode ser no horário matutino ou vespertino e a gente pede para que venham pelo menos 40 alunos acompanhados de alguns responsáveis”, explica Janeth Pacheco.

O projeto é voltado para todas as escolas do Estado de forma gratuita, com preferência para as escolas públicas.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias