Emater sedia Ideathon do Agro neste fim de semana

Evento é uma das etapas do 7º Desafio AgroStartup, competição que visa incentivar o desenvolvimento de inovações e melhorias para as tarefas em propriedades e empresas rurais

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) sedia, de 26 a 28 de maio, o Ideathon do Agro, que reunirá 250 jovens de todo o estado para apresentar soluções inovadoras para o trabalho no campo. O Ideathon do Agro é uma das etapas da 7ª edição do Desafio AgroStartup, evento promovido pelo Sistema Faeg/Senar e Sebrae Goiás, na sede da Emater, em Goiânia.

“Neste ano tivemos um recorde de inscritos: mais de 400 pessoas. Dessas, selecionamos 250. A maratona da inovação terá mais de 45 horas ininterruptas de atividades. No total, 50 equipes participarão da disputa, que acontece em formato de concurso. O objetivo é criar soluções para desafios e dores do agronegócio, mapeados junto aos produtores rurais, conforme diagnóstico realizado pelo Sistema Faeg/Senar e Sebrae Goiás, com apoio da Fapeg, Bayer, Emater e Embrapa”, explica Pedro Camilo, diretor de TI do Senar Goiás.

Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, o evento é importante para Agência, uma vez que é ela o braço do Governo do Estado de Goiás responsável pela inovação no campo. “É missão da Emater contribuir para o desenvolvimento rural sustentável por meio da inovação, então, nada mais lógico do que sermos a sede de um evento que visa exatamente isso: proporcionar a melhora da qualidade de vida e de trabalho no campo por meio de ideias inovadoras que atendam às demandas dos homens e mulheres rurais”, frisa Rafael.

Premiação

Os primeiro, segundo e terceiro colocados do Ideathon do Agro receberão, respectivamente, prêmios em dinheiro nos valores de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil. Eles ainda seguirão para as etapas seguintes do Desafio Agro Startup, concorrendo ao grande prêmio de R$ 60 mil.

“Assim que o resultado for divulgado, às 17 horas de domingo, os grupos vencedores do Ideathon do Agro terão suas ideias colocadas no programa Acelera Campo, que vai durar três meses. Nesse período, eles receberão mentorias para a evolução das startups, que serão validadas em propriedades ou empresas rurais. Depois, haverá a apresentação das soluções já em formato de um possível negócio, serão os pitchs, no demoday (dia de demonstração), previsto para outubro. Assim, finalizaremos o Desafio AgroStartup com a entrega dos R$ 60 mil oferecidos pela Fapeg, em subvenção financeira para o melhor projeto”, detalha Pedro Camilo.

A programação completa do Ideathon do Agro pode ser conferida AQUI.