Goiás conta com 39 unidades multiplicadoras de BRS Capiaçu instaladas pela Emater, aponta Agro em Dados

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), já instalou 39 unidades de multiplicação de BRS Capiaçu, variedade de capim com alto potencial produtivo para a bovinocultura leiteira. A informação foi publicada na edição deste mês do Agro em Dados, boletim divulgado nesta segunda-feira (08), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Segundo a revista, as unidades já estão operando em 25 municípios goianos, entre eles Itauçu, Anápolis e Santa Rosa de Goiás. Outras 121 unidades estão em processo de instalação em 57 municípios para ampliar o acesso ao BRS Capiaçu. Os locais devem começar a funcionar ainda em 2021.

As mudas são distribuídas pela Embrapa aos escritórios locais da Emater, que por sua vez as destina aos produtores interessados em participar do projeto, que se tornam agentes da rede de Unidades de Multiplicação. O propósito é que esses pecuaristas realizem a doação das mudas para outros produtores rurais da região, articulando entre si um sistema de compartilhamento da tecnologia.

Números do agro

O Agro em Dados também traz outros números relativos ao segmento agropecuário do Estado. Conforme a edição, metade do total de 2,6 milhões de toneladas de sorgo da produção estimada no País para a safra 2020/2021 devem sair de Goiás, que se mantém como o maior produtor nacional do grão.

De acordo com os dados analisados, é esperado acréscimo da produção de 17,5% em relação à safra anterior, em uma área plantada de 374,9 mil hectares. Esse aumento se dá em razão da melhoria da produtividade, que hoje está estimada em 3,4 toneladas por hectare. Com isso, o sorgo deve bater mais um recorde na média histórica de produção, superando o recorde anterior que era da safra 2010/2011.

O boletim Agro em Dados é elaborado pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria. O periódico reúne pesquisas dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás. Além da Emater, o boletim divulga números das outras jurisdicionadas da Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás)

Confira aqui o Agro em Dados do mês de março.