Governo de Goiás divulga lista dos 69 agricultores selecionados para o PAA Quilombola

O resultado definitivo foi divulgado nesta terça-feira, 16

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), divulgou nesta terça-feira, 16, o resultado definitivo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Quilombola). A lista contém os 69 agricultores familiares selecionados para participar desta edição inédita do programa.

Pela primeira vez, o programa beneficiará exclusivamente agricultores familiares pertencentes à população quilombola. Conforme o edital, o Governo de Goiás irá adquirir os produtos na modalidade Compra com Doação Simultânea, ou seja, os alimentos deverão ser entregues diretamente a entidades sociais cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que repassarão os produtos a famílias atendidas.

De acordo com dados da comissão especial do PAA Quilombola, foram recebidas 139 propostas de famílias rurais dos municípios de Flores de Goiás, Cavalcante, Cidade Ocidental e Teresina de Goiás. Destas foram selecionadas 69, e 36 ficaram no cadastro reserva. Para conferir o resultado final, clique AQUI.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, destacou a importância do programa para os produtores rurais quilombolas. “O PAA é um programa que fortalece o agricultor familiar, que é o público que assistimos, ao mesmo tempo em que coloca alimento na mesa de famílias assistidas pelo governo de Goiás. E, desta vez, vai beneficiar produtores de comunidades quilombolas gerando renda para estas famílias e contribuindo para o fortalecimento e ampliação da sua produção”, finaliza.

O edital prevê o investimento de R$ 1 milhão, com limite de pagamento de R$ 15 mil por proposta. Para a execução do PAA Quilombola, serão utilizados recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Após a publicação do resultado definitivo, os produtores selecionados devem aguardar a liberação das entregas dos produtos, que acontece após a indicação das entidades sociais encarregadas de receber e distribuir os alimentos no município. Além disso, um calendário de entregas será elaborado para que os produtores possam se programar para as entregas.

A distribuição dos produtos será imediata para atender a população em situação de vulnerabilidade social e estima-se que as entregas sejam realizadas entre maio e novembro deste ano.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias