Governo de Goiás faz entrega simbólica do Prêmio de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal à Emater Goiás

Equipe de contabilidade da instituição contribui para o resultado desta conquista e na promoção de boas práticas na gestão pública

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, ao lado da equipe da Gerência de Contabilidade, recebeu nesta segunda-feira (08/07), representantes da Secretaria de Estado da Economia de Goiás, para celebrar a conquista de 1º lugar no II Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, obtida pelo Governo de Goiás. A passagem simbólica do troféu pela instituição tem como objetivo agradecer aos servidores que atuam na área em todos os órgãos estaduais e que contribuem para que Goiás lidere o ranking por dois anos consecutivos.

O prêmio, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), valoriza a qualidade de mais de 170 dados fiscais e contábeis dos entes da federação. Com o melhor desempenho nacional, Goiás alcançou nota A e um total de 99,81% na pontuação.

Para o presidente da Emater, a contribuição é importante para que o estado de Goiás continue em primeiro lugar em nível nacional. “Temos uma equipe muito competente e é uma satisfação saber que nós contribuímos para que o Governo de Goiás seja referência nacional. Os goianos podem contar conosco para realização de um serviço público eficiente”, afirma.

A supervisora de Contabilidade da Secretaria de Economia do Estado Goiás, Edileni Menezes, explica que a Emater Goiás faz parte desta conquista, já que o trabalho de todos os contadores de cada órgão, no repasse correto das informações contábeis, é avaliado.

“O trabalho exercido aqui traz segurança para verificação das informações que servem para tomadas de decisões governamentais. Além disso, também incentiva no processo de economia na melhoria da aplicação de recursos em todo o estado”, ressalta.

Premiação

Desde 2020, o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal avalia a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações enviadas pelos estados para o Siconfi. A iniciativa serve para impulsionar a melhoria dos dados contábeis e fiscais, contribuindo para o desenvolvimento da Contabilidade Pública e para a transparência no Brasil.

Por meio da checagem de informações, o Ranking classifica os entes da Federação atribuindo notas e percentuais nos níveis municipal, estadual e entre as capitais dos estados. Goiás recebeu o prêmio de 1º lugar, pelo segundo ano consegui, durante cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, no dia 17 de junho deste ano.