Emater convida para lançamento do Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, nesta quinta-feira (21)

A Emater convida seus servidores e toda a sociedade a estarem presentes, nesta quinta-feira, 21, no lançamento do Pacto Goiano Pelo Fim da Violência contra a Mulher. No escopo da iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, está o projeto “Lei Maria da Penha na Escola”, que visa estimular o debate sobre o assunto na rede escolar, e ainda o lançamento do aplicativo Goiás Seguro, em que qualquer cidadão poderá acionar a Polícia Militar pelo celular. O intuito principal é diminuir os índices de feminicídio em Goiás.

De acordo com o Atlas da Violência 2019, o número de homicídios de mulheres em Goiás, entre os anos de 2007 e 2017, aumentou 84%. Isso significa que mais de 2 mil vidas foram perdidas no período. Goiás ainda está no ranking das cinco unidades federativas com maiores índices de violência doméstica, o que denota a adoção de medidas emergenciais.

“Nós precisamos atrair para esse pacto todas as instituições, empresas, segmentos sociais, para que o nosso Estado, tão desenvolvido e promissor, não continue exibindo essa marca em relação aos crimes contra as mulheres”, destacou Lúcia Vânia, durante coletiva de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia.

Aplicativo contra a Violência

O aplicativo “Goiás Seguro” estará disponível para as versões IOS e Android e, a partir dele, qualquer cidadão poderá acionar a Polícia Militar pelo celular. Será lançada, ainda, a Sala Lilás, um espaço multiprofissional adequado e exclusivo para a realização de exames de corpo de delito; e intensificado o trabalho do Grupo Reflexivo para Autores de Violência Doméstica e Familiar, por meio de parceria com o Tribunal de Justiça e Ministério Público do Estado de Goiás.

O pacto goiano será lançado durante os 21 de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A Organização das Nações Unidas (ONU) propõe 16 dias de mobilização global da sociedade civil e, no Brasil, o período foi estendido. Compreende o Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Vale lembrar, ainda, que o governo federal tem o número 180, para o qual a pessoa que se sente vítima de violência pode ligar para denunciar o agressor e buscar orientações para se proteger e tomar as providências legais.

Comunicação Setorial – Emater
Com informações do Jornal Opção