Governo de Goiás reativa câmara técnica de defesa animal

Grupo reúne representantes de entidades representativas e visa garantir a qualidade técnica da produção animal goiana

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), reativou a Câmara Temática de Saúde Animal, Inspeção e Defesa Agropecuária nesta terça-feira, 10 de março de 2020. Nesta primeira reunião, realizada na sede da Seapa, o tema foi o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), que, entre outras ações, prevê a suspensão da vacina no segundo semestre de 2021, com base em um cronograma de controle e erradicação da doença em todo o Brasil.

O objetivo da câmara é discutir assuntos pertinentes ao setor, promovendo maior entrosamento entre órgãos do Governo de Goiás, as entidades representativas e a sociedade civil. Além disso, o grupo deverá atuar no sentido de colaborar para o cumprimento das normas sanitárias vigentes e na política de defesa animal sanitária. A Câmara havia sido paralisada quando houve a extinção da Secretaria de Agricultura, em gestões anteriores.

A Seapa foi recriada em 2019, por determinação do governador Ronaldo Caiado. “Uma Secretaria desta importância não poderia deixar de existir, principalmente no Estado de Goiás, com vocação agropecuária indiscutível”, afirma o titular da pasta, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. Segundo ele, os trabalhos da Seapa visam oferecer aos produtores e criadores de animais condições adequadas para desenvolverem suas atividades. “Queremos gerar emprego e renda para todos os goianos. O desenvolvimento de políticas públicas para sanidade animal é fundamental para que possamos continuar oferecendo produtos de qualidade aos brasileiros e ampliar os mercados internacionais, elevando o percentual de exportação do Estado”.

Além da Seapa, participaram da  reunião representantes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Fundo Indenizatório no Estado de Goiás (Fundepec), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIeg), Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás (Sindicarne), Sistema OCB, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Superintendências Federais de Agricultura (SFA-GO).

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8340