Grupo de mulheres promove cavalgada em Santa Bárbara

Programação fez parte do 18º encontro do grupo Mulheres Fortes do Agro, que realiza palestras e formações em parceria com a Emater

Na manhã do dia de 29 de abril, foi realizado o 18º Encontro e a 1ª Cavalgada das Mulheres Fortes do Agro, saindo da Fazenda Santa Bárbara, no município de Santa Bárbara de Goiás, percorrendo 15 km rumo a Cedro, distrito de Trindade. Na chegada, a cavalgada contou ainda com almoço e palestra sobre Autogestão, ministrada pelo agrônomo da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Nilson Pinto, assessorado pela técnica local, Ivânia Luiza.

“O intuito da Comitiva Mulheres Fortes Agro na Cavalgada é despertar nas mulheres que nós também podemos nos organizar e participar desses eventos, que muitas vezes acontecem e muitas mulheres não participam. Foi um dia voltado para as famílias se reunirem, apreciarem o caminho e as companhias”, explica Luciana Gratão, coordenadora do grupo de mulheres.

Ivânia Luiza, que acompanha o grupo de mulheres em Santa Bárbara, contribuindo com a organização de palestras levadas pela Agência Goiana, conta que a cavalgada, que reuniu cerca de 40 pessoas, foi o momento de encontro das famílias das mulheres que fazem parte do grupo. “Esse é um trabalho que a Emater acompanha com muito carinho, no qual as mulheres têm uma rede de apoio e podem ser muito verdadeiras sobre suas demandas”.

História

O Grupo de Mulheres Fortes do Agro foi criado em novembro de 2021, no contexto do fim do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. “O grupo surgiu diante da necessidade de nos reunirmos. Os afazeres do dia a dia no campo são muito árduos, trabalhamos de segunda a segunda e, com a pandemia, esse distanciamento ficou ainda maior. Conversei com a minha amiga, Letícia Fabrino, para criarmos o grupo, e ela se prontificou”, conta Luciana Gratão, que é produtora há 20 anos em Santa Bárbara.

As reuniões, realizadas mensalmente nas propriedades rurais das participantes, contam com lanche compartilhado, palestras sobre saúde física e mental, nutrição, empoderamento e temas relacionados ao trabalho no campo. O primeiro encontro contou com 12 mulheres e, atualmente, o grupo é formado por mais de 100 membros, sendo mulheres rurais e da cidade, dos municípios de Santa Bárbara, Trindade, Caturaí, Claudinápolis e Avelinópolis.

A Emater começou a trabalhar junto ao grupo em março de 2022, levando palestras, debates e formações por meio dos servidores da Agência Goiana, como explica Ivânia Luiza. “Nesse processo, por meio da conversa, fomos descobrindo que várias dessas mulheres perderam familiares durante a pandemia, o que foi traumático, e o grupo se tornou uma rede de apoio muito importante nesse aspecto”, completa a engenheira agrônoma.

Letícia Martins da Silva, produtora rural de Santa Bárbara, encontrou no grupo de mulheres uma oportunidade para novas interações. “Eu não sou da região, venho de Goiânia e moro aqui há 6 anos. Sempre fiquei muito sozinha na roça, então entrei no grupo com o intuito de conhecer pessoas e tive as expectativas superadas. A cada dia nos conhecemos melhor e entendemos que passamos pelas mesmas situações, que não estamos sozinhas”, conta.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias