José Ricardo Caixeta Ramos assume presidência da Emater

Médico veterinário substitui Pedro Leonardo Rezende, que foi empossado como titular da Seapa (Fotos: Júnior Guimarães e Wesley Costa)

Na manhã desta sexta-feira (28), o médico veterinário José Ricardo Caixeta Ramos foi empossado como presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado. José Ricardo substitui Pedro Leonardo Rezende, que, na mesma cerimônia, assumiu a titularidade da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

José Ricardo é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Gestão do Agronegócio e em Bovinocultura Leiteira, ambas pela Rehagro/Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Produtor rural, trabalhou como médico veterinário em empresas da área e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), além de ter participação ativa em atividades classistas do Sindicato Rural de Anápolis. Desde junho de 2019, atuava como superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Sustentável da Seapa.

Em discurso, o governador Ronaldo Caiado frisou que Caixeta tem grande experiência e “saberá implantar e dar continuidade ao serviço de excelência, para que possamos cada vez mais dar eficiência. O maior desafio vai ser melhor que o Pedro. É uma grande responsabilidade”. Ainda segundo Caiado, “a máquina já está pronta, mas é preciso melhorar ainda mais a qualidade de uma Agência que é orgulho para o nosso Estado e se tornou referência pelo número de capacitações que proporciona, principalmente para as pessoas que mais necessitam”.

Após a posse, o novo presidente da Agência Goiana destacou a relevância da Emater, afirmando se tratar de uma “importante instituição que tanto contribui para o desenvolvimento do Estado de Goiás, principalmente em relação à agricultura familiar e todo o agronegócio”. Sobre sua expectativa enquanto presidente, José Ricardo destaca: “pretendo dar sequência ao grande trabalho de excelentes resultados alcançados por Pedro Leonardo. O objetivo é continuar em desenvolvimento e trazendo muitos benefícios para a agricultura familiar de Goiás”.

José Ricardo Caixeta assina o termo de posse durante solenidade

Solenidade de posse

A solenidade de posse de José Ricardo, Pedro Leonardo Rezende e Yara Nunes, que assumiu a Secretaria de Estado de Cultura, foi realizada no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A primeira-dama Gracinha Caiado e o vice-governador Daniel Vilela também participaram do evento.

Em seu discurso, Caiado destacou que, ao assumir o governo, sequer existiam as secretarias da Agricultura e da Cultura. “Esse segmento da economia, que é tudo aquilo que vem da vocação do setor, da nossa população, isso simplesmente não existia em forma de uma autoridade para cuidar desse setor. Entramos no governo e imediatamente foi criada a Secretaria de Agricultura”, relatou o governador ao destacar, como exemplo, a importância da recriação da Seapa.

Ao recapitular a criação das duas pastas e a recuperação de seu protagonismo na gestão, bem como elencar avanços, o governador justificou: “O que me motiva para escolha de secretários é o trabalho. O Estado só funciona se tivermos pessoas com garra, determinação, vontade. Tem de levantar todo dia com vontade, sem saber a hora de ir dormir”.

Novo titular da Seapa, Pedro Leonardo de Paula Rezende, que é servidor efetivo da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), falou da importância da secretaria que assume.  “É uma pasta fundamental para o Estado, principalmente considerando que Goiás tem sua base econômica fundamentada no agronegócio. Grande parte do PIB provém desse setor”, pontuou. “Em 2022, alcançou recorde de mais de R$ 108 bilhões no valor bruto de produção. Tem se consolidado como um dos maiores produtores de grãos do país, figurando entre os três maiores produtores. Temos mais de 7 milhões de hectares e com potencial de dobrar”, enumerou. (Com informações da Secom)


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias