No Dia Nacional do Prefeito, Emater celebra parceria com os gestores na Tecnoshow

A Agência presenteou o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, com uma muda do pequi sem espinhos; o município goiano tem o maior convênio com a Emater

Para reconhecer a importância da parceria com os prefeitos goianos, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) presenteou o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, com uma muda de pequi sem espinhos. A ação foi realizada em homenagem ao Dia do Prefeito e na cidade anfitriã da maior feira do agronegócio do Centro-Oeste, a Tecnoshow Comigo.

De acordo com o coordenador da regional Sudoeste da Emater, José Luiz, essa parceria com os municípios é essencial. “Por meio dela, conseguimos garantir parte do custeio para realização de nossas atividades e participação ativa das prefeituras em nossos projetos. É um reconhecimento e auxílio mútuo, sustentado pelo objetivo de atender o agricultor goiano da melhor forma possível”, completa.

A prefeitura de Rio Verde possui o maior convênio da Emater em todo o estado de Goiás e com planos de ampliar ainda mais o investimento nas atividades da Agência. Os recursos são utilizados, entre outras coisas, na manutenção dos escritórios locais da Emater, que estão presentes em mais de 200 municípios goianos.

O prefeito Paulo do Vale agradeceu a homenagem e afirmou que a relação da Agência com o município de Rio Verde é de grande parceria. “Nosso investimento é um ato de confiança plena na expertise e competência da Emater, que está sempre trabalhando para possibilitar o desenvolvimento dos pequenos produtores e da agricultura familiar como um todo”, finaliza.

Pequi sem espinho

A muda presenteada é uma amostra dos resultados de 25 anos de pesquisa realizada pela Emater, sob a coordenação da pesquisadora Dra. Elainy Botelho, em parceria com a Embrapa Cerrados. O ponto de partida foi a demanda de produtores goianos por pequizeiros mais rentáveis e frutos comerciais, e da sociedade, por frutos com polpa carnuda e saborosa. Foi assim que originou as pesquisas de clonagem, que se iniciaram com a propagação de mudas por sementes, estaquia e enxertia.

comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322