Palestras sobre Projeto Cerveja de Mandioca, Crédito Rural e produção de frango caipira encerram Semana da Agricultura Familiar

Último dia de evento marca inauguração de nova sede da Emater pelo Governo de Goiás em momento histórico para setor agrícola do Estado

Marcando a inauguração da nova sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o encerramento da Semana da Agricultura Familiar promoveu uma série especial de palestras nesta sexta-feira (23), com transmissão online no canal da Emater no YouTube. A abertura da rodada trouxe como tema um dos principais projetos executados pelo Governo de Goiás para impulsionar a produção da agricultura familiar, o Projeto Cerveja de Mandioca.

Coordenada pelo diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira, ao lado do engenheiro agrônomo da Ambev, Fábio Ferreira, a apresentação esclareceu os principais tópicos relativos a iniciativa, que busca adquirir mandioca da agricultura familiar para a fabricação da cerveja Esmera, bebida exclusivamente goiana. O protocolo de intenções entre o Governo Estadual e a cervejaria foi assinado em agosto do ano passado para fortalecer a cadeia produtiva da raiz e auxiliar os pequenos agricultores a comercializarem seu produto.

“Nossa missão é conseguir a partir desses programas e políticas públicas fazer com que os produtores subam de categoria econômica”, explicou o diretor. Mais de 700 toneladas de mandioca já foram vendidas para a Ambev, valor que corresponde a uma receita de R$ 476 mil, tendo em vista a média de preços da mandioca estipulados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 2020.

O representante da Ambev informou que o trabalho faz parte do Projeto Roots, que conta em seu catálogo com mais quatro cervejas regionais, fabricadas a partir de um produto oriundo da agricultura familiar. Sobre a Esmera, Ferreira ressaltou que a bebida já está sendo amplamente aceita, superando as expectativas da empresa. “Não é apenas uma cerveja, por trás dela existem histórias de agricultores familiares que fazem parte da Esmera”, disse.

Na sequência, a supervisora de Crédito Rural da Emater, Maria de Fátima Souza, mostrou o passo a passo para que pequenos produtores consigam financiamento para alavancar seus negócios rurais. A profissional atentou para a importância da emissão da Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), documento que funciona como uma carteira de identidade do agricultor familiar e que é requisito para adquirir linhas de crédito rural.

Ainda de acordo com ela, a Emater é o principal facilitador para que o segmento rural familiar tenha acesso a essa política pública. Somente neste primeiro semestre, entre janeiro e junho, o órgão elaborou 746 projetos de Crédito Rural, que juntos somaram um investimento de aproximadamente R$ 60 milhões em pequenas propriedades.

Frango caipira: mercado em ascensão

A história do produtor rural de Abadiânia, Saulo Veríssimo, foi um dos destaques do encerramento. Sócio-proprietário da marca Produtos Dona Gê, o empresário relatou como começou a empreender no campo, após herdar uma chácara da avó. O intuito da família era tornar o local rentável implantando um projeto de produção de codorna, ave com grande competitividade no mercado.

Percebendo que o negócio poderia não ser tão promissor, o avicultor iniciou uma pesquisa aprofundada sobre frango caipira e investiu na área. De acordo com ele, o mercado de frango caipira cresce 20% a cada ano no Brasil e representa apenas 2% do volume de produção de frangos, o que revela alto potencial de desenvolvimento por conta da demanda crescente. “Temos a preocupação de mostrar que podemos produzir produtos com extrema qualidade e higiene”, pontuou.

Para deixar água na boca, principalmente dos goianos, o evento exibiu o processo de uma deliciosa receita de frango caipira com pequi, ensinada pelo engenheiro agrônomo e gerente de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Renildo Teixeira.

Assista o encerramento na íntegra e confira: