Pelo 20º ano, Emater apresenta soluções a agricultores durante Agro Centro-Oeste Familiar

Evento será realizado de 17 a 20 de maio, em Goiânia, com o tema “Mais comida, menos agrotóxico”

Mais uma vez, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), marca presença na Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF), feira de exposições da agricultura familiar que, em 2023, chega a sua 20ª edição. Com o tema “Mais comida, menos agrotóxico”, o evento será realizado de 17 a 20 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

O evento reúne diferentes parceiros que, juntos, organizam, realizam e recebem aproximadamente 8 mil pessoas durante os quatro dias de evento. O público-alvo são estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral.

Para participação na feira, a Emater mobiliza seus extensionistas, pesquisadores e produtores, para atender e apresentar soluções tecnológicas aos agricultores familiares, no estande do Governo do Estado de Goiás, que contará ainda com as presenças das Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Retomada, da Economia,  de Desenvolvimento Social (Seds), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Goiás Fomento.

Para o presidente da Emater, José Ricardo Caixeta, a ACOF é uma oportunidade ímpar de comunicação direta entre a Agência Goiana e seu público-alvo. “A razão de existir da Emater é realizar atividades de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária prioritariamente aos agricultores familiares e suas organizações, o que torna imprescindível a nossa participação em um evento como a ACOF, que reúne esses agricultores oriundos de todo o estado de Goiás”, explica.

Ainda segundo Caixeta, com sua participação com atendimento e palestras durante o evento, “a Emater apresenta e divulga as inovações tecnológicas e outras ações que tem desenvolvido nos últimos anos, a fim de proporcionar geração de renda, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Também é uma oportunidade de interação entre instituições que têm fim semelhante em Goiás”.

Programação

Durante os quatro dias de evento, servidores da Emater realizarão plantão técnico para tirar dúvidas dos produtores sobre os serviços prestados pela Emater e troca de saberes com os agricultores familiares, demais visitantes e parceiros presentes. Além disso, pesquisadores e extensionistas da Agência também compartilharão conhecimento por meio de palestras, oficinas e minicursos oferecidos durante a programação da ACOF 2023.

Entre outros, serão abordados por representantes da Emater assuntos como Crédito Rural, Gestão Tecnológica na Pequena Propriedade Rural, Produção e Comercialização de Cachaça, Pequi sem Espinhos, Assistência Técnica, Desidratação de Alimentos, Produção de Bananas por Cultura de Tecidos, Proteção de Nascentes, Manejo de Pastagens e Produção de Orgânicos. 

Sobre a ACOF

Maior feira da região Centro-Oeste voltada para a agricultura familiar, a Agro Centro-Oeste Familiar ocorre anualmente com revezamento de sedes. Um ano é realizada em uma instituição pública de ensino superior (Ipes) de Goiás e, no outro, no Centro de Eventos da UFG. 

Na edição comemorativa dos 20 anos do evento, com o tema “Mais comida, menos agrotóxico”, a ACOF está de volta à UFG, com a feira da agricultura familiar e da economia solidária, cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais.

A Agro Centro-Oeste Familiar 2023 é uma realização da UFG, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Escola de Agronomia da UFG (PPGAgro UFG), Secretaria de Estado da Retomada (SER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). Os patrocinadores são Organização Solidaridad, Projeto Rota da Fruticultura do Estado de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A Emater é um dos parceiros do evento.

Programação técnica da Emater

A programação da Emater dentro da Agro Centro-Oeste Familiar 2023 será realizada no Centro de Tecnologia e Capacitação da Agência (Centrer). O Centrer também fica localizado no Campus Samambaia da UFG, próximo à Escola de Veterinária e Zootecnia, e conta com salas de aula devidamente equipadas, além da Unidade Didática de Agroindústria, espaço preparado para o ensino de processamento de alimentos segundo as boas práticas. Confira a programação:

17 DE MAIO

Palestras

13h30min – Crédito Rural para a Agricultura Familiar – Juarez Gomes Bucar

13h30min – A Importância da Gestão Tecnológica na Pequena Propriedade Rural – Lino Carlos Borges

13h30min – Fundação Solidaridad e Emater: assistência técnica e inclusão socioeconômica de agricultores familiares

Oficina

8h30min – Desidratação de Alimentos – Neurileide Maria Lima

Minicursos

8h e 10h – Regularização de Agroindústria Buscando a Legalização – Janete da Rocha

8h – Pequizeiro sem Espinhos: uma ótima opção para a Agricultura Familiar – Elainy Botelho e Ailton Pereira

10h – Produção e Comercialização da Cachaça no Estado de Goiás – Robson Luiz de Morais

18 DE MAIO

Palestras

8h – Proteção de Nascentes, Matas Ciliares e Práticas de Manejo para Conservação do Solo e Água – Leo Lince Almeida

Oficinas

8h30min – Desidratação de Alimentos – Neurileide Maria Lima

13h30min – Panificação Artesanal – Neurileide Maria Lima

Minicursos

8h e 10h – Produção de Banana Maçã e Marmelo Através de Mudas de Cultura de Tecidos – Maurízia de Fátima Carneiro

8h e 13h30min – Produção e Comercialização da Cachaça no Estado de Goiás – Robson Luiz de Morais

19 DE MAIO

Palestras

13h30min – Produção de Alimentos Orgânicos – Álvaro Gonçalo Rodrigues

13h30min – Manejo de Pastagem em Bovinocultura Sustentável – Fernando Coelho da Silva

Oficina

8h30min – Processamento de Leite: fabricação de doce de leite e iogurte – Francisca Nilzete S. Araújo

Minicurso

8h e 13h30min – Produção e Comercialização da Cachaça no Estado de Goiás – Robson Luiz de Morais

SERVIÇO

Emater participa da 20ª Agro Centro-Oeste Familiar

Data: 17 a 20 de maio de 2023

Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal (UFG) e Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater (Centrer) – Campus Samambaia

Informações: agrocentro.agro.ufg.br


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias