Pelo 20º ano, Emater leva tecnologia e informações agropecuárias à Tecnoshow Comigo

Presente na feira desde sua primeira edição, mais uma vez a Agência Goiana leva resultados de pesquisa, tecnologias e informação a Rio Verde (Foto: Nivaldo Ferr)

De 27 a 31 de março, novamente a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) é uma das pastas do Governo de Goiás que marca presença na Tecnoshow Comigo. Uma das maiores vitrines de tecnologia rural do País, a expectativa é que em sua 20ª edição a feira leve mais de 130 mil pessoas a Rio Verde, em busca de informação, tecnologia, inovação e negócios voltados para o campo e que impactam positivamente as cidades.

Como tem feito desde 2002, em seu estande no Centro Tecnológico Comigo, onde a feira é realizada, a Emater apresentará ao público resultados de suas pesquisas, novas tecnologias e projetos de inovação que desenvolve e disponibiliza, principalmente, mas não apenas, aos agricultores familiares goianos.

“Presente na Tecnoshow desde a primeira edição, há 20 anos, a Emater é testemunha da importância da feira para a difusão do conhecimento no estado de Goiás e em todo o Brasil! Para nós, é uma oportunidade ímpar de contato direto com os produtores, mostrando e disponibilizando toda a tecnologia que temos desenvolvido, ao longo de todos esses anos, por meio do trabalho de pesquisa de nossos servidores”, destaca o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende.

Neste ano, a Emater disporá de uma área plantada com arroz, além de orientações e demonstrações sobre o pequi, horta urbana vertical e fruticultura, incluindo o processamento de abacate. No estande, ainda haverá seis expositores da região, que são assistidos pela Emater, e levarão os produtos de suas atividades à feira.

Programação de palestras

Como uma das instituições técnicas presentes na Tecnoshow Comigo 2023, a Emater também participará da programação de palestras do evento. Assim como tem sido tradicionalmente feito, profissionais da Agência e convidados ministrarão aulas sobre os trabalhos realizados em Goiás no auditório 4 da feira.

No dia 27, às 16h, o zootecnista Fernando Coelho abre um debate sobre recuperação e manejo de pastagens degradadas. O especialista irá apresentar os casos de sucesso de pecuaristas familiares assistidos pela Emater dentro do Projeto Bovinocultura Sustentável.

Já no dia 28, a partir das 14h, a pesquisadora da Emater, Elainy Botelho, e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados (Embrapa Cerrados), tratarão da pesquisa que resultou, em 2022, no lançamento de seis novas variedades de pequi, sendo três delas sem espinhos.

Às 11h do dia 29, a palestra ficará sob o comando do coordenador da Unidade Regional Sudoeste da Agência, José Luiz Pereira, que palestrará acompanhado pelo gerente da Divisão Técnica das Centrais de Distribuição (Ceasa), Josué Lopes Siqueira. Eles falarão sobre fruticultura, abordando o potencial do estado, a produção, o processamento e a comercialização dos frutos.

Encerrando a programação de palestras no auditório 4, Janete Alves Rocha, extensionista social da Emater, abordará as boas práticas de fabricação, demonstrando o trabalho realizado pela Agroindústria da Agência Goiana em apoio aos agricultores e às agricultoras familiares em Goiás. A apresentação está marcada para as 9h de 30 de março.

Plantão técnico

Além da realização de palestras durante a programação oficial da Tecnoshow e também no estande da Emater, uma equipe de servidores ficará disponível, durante todo o evento, para auxiliar os produtores rurais e apresentar as políticas públicas de inclusão produtiva rural desenvolvidas pelo Governo de Goiás voltadas para a agricultura familiar.

Extensionistas e pesquisadores aproveitarão a oportunidade de contato com os produtores goianos para demonstrar trabalhos coordenados pela instituição, além de tirar dúvidas sobre a carta de serviços da Agência. O estande ainda reunirá produtores assistidos pela Emater, que exporão seus produtos para o público visitante.

Segundo o presidente Pedro Leonardo, estando ativamente presente na Tecnoshow, “a Emater cumpre sua missão de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável por meio da inovação, proporcionando inclusão produtiva e os consequentes aumentos de renda e da qualidade de vida no campo”.

SERVIÇO

Emater na Tecnoshow Comigo 2023

Data: 27 a 31 de março de 2023

Horário: 8h às 18h

Endereço: Quadra 10, lote 2 do Centro Tecnológico COMIGO (CTC) – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Entrada gratuita


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias