Pesquisa pública aplicada busca soluções para demandas do campo

Estudos feitos pela Emater disponibilizam tecnologias para auxiliar os produtores a maximizarem sua produção

O primeiro episódio de 2023 do Campo de Saber, série de webnários da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), contou com a apresentação do diretor de Pesquisa Agropecuária, João Asmar Júnior, falando um pouco sobre a importância e a necessidade desta área para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Segundo o diretor, existem dois tipos de pesquisa – a básica e a aplicada. A primeira é feita em universidades cujo objetivo é gerar conhecimento útil para ciência e tecnologia. Já a segunda, é bastante utilizada na Emater e gera conhecimento para a aplicação prática e solução de problemas da sociedade que necessita desses resultados. “Temos exemplos de várias pesquisas que nós desenvolvemos aqui dentro, como o pequi sem espinho, feita em 25 anos e oriunda de uma demanda de um produtor da região de Cocalinho (MT)”, destaca.

Foi salientado também que as pesquisas podem ter objetivos de médio ou curto prazo, exceto a pesquisa do pequi sem espinhos, que foi a longo prazo. “É uma planta que para poder começar a dar frutos no campo, demora de oito a dez anos. Por meio de sistemas controlados, nós conseguimos fazer com que produzam em quatro a cinco anos”, explica João Asmar.

A área de pesquisa da Emater procura trazer soluções para a demanda dos agricultores familiares, como forma de reduzir perdas e maximizar resultados, tanto sociais quanto econômicos. “Temos o exemplo da mandioca. Nós precisamos aumentar sua produtividade. Hoje, a média de produção da mandioca é de 14 a 15 toneladas por hectare. Já dispomos de pesquisas de variedades que produzem de 40 a 50 t/ha”, ressalta o diretor.

Com a pesquisa agropecuária aplicada, a Emater também atua na produção de sementes e em ações de transferências de tecnologias como treinamento, visitas técnicas de produtores, estudantes, técnicos e dias-de-campo e muito mais.

Desenvolvimento da agricultura familiar

Junto a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a Pesquisa Agropecuária possui alguns desafios, como a garantia ao direito de desenvolvimento e dignidade a todos os produtores para combater a desigualdade e a pobreza no campo seguindo três eixos principais: melhoria da renda, acesso a direitos fundamentais e políticas públicas e articulação com outras instituições a fim de tratar outros problemas sociais presentes entre a população rural.

Para saber mais sobre os trabalhos nesta área e a importância deles para o desenvolvimento da agricultura familiar, assista ao vídeo completo:

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias