Presidente da Emater acompanha capacitações do Agro é Social na região do Rio dos Bois

Participantes que se enquadram nos requisitos vão poder receber benefício de até R$ 5 mil reais do Crédito Social

Para conferir de perto as ações do Agro é Social, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, visitou municípios da região do Rio dos Bois para acompanhar o trabalho das capacitações que estão sendo oferecidas durante o programa. A quarta edição do Agro é Social, que está sendo realizada do dia 29 de janeiro a 2 de fevereiro, tem como sede a cidade de Campestre.

Após a realização dos cursos, os produtores que se encaixarem nos critérios do Crédito Social ainda vão receber um cartão com um valor de aproximadamente R$ 5 mil reais para que eles possam empreender e criar seu próprio negócio.

“Iniciativas como esta são importantíssimas para o desenvolvimento da economia goiana. A Emater está empenhada em levar cada vez mais conhecimento a população do estado, para que eles possam empreender, gerando renda e mais qualidade de vida as famílias rurais”, afirma Rafael Gouveia.

Em Santa Bárbara, estão sendo oferecidos os cursos de doces cristalizados e horticultura. Na cidade de Anicuns, acontecem os cursos de conservas vegetais e doces artesanais. No município de Americano do Brasil, estão sendo realizados os cursos de avicultura e conservas vegetais. Em Campestre, as capacitações são: curso de avicultura, horticultura, pintura em tecido e quitandas. Todas essas cidades foram visitadas pelo presidente da Emater, que finalizou o dia no Assentamento Canudos, acompanhando os cursos de avicultura e horticultura.

Para o prefeito de Americano do Brasil, Moretson Borges, os cursos oferecidos pela Emater na cidade vão trazer muitos benefícios a comunidade. “Nós, americanenses, agradecemos a toda a equipe por trazer ao município, essas capacitações, para que a nossa população possa ter condições de empreender futuramente. Esse projeto está mudando a vida dos goianos”, destaca.

O curso de Quintandas realizado em Campestre contou com a participação especial da Elizabeth Borges, de 51 anos, e Eloísa Gomes, de 30 anos, mãe e filha. Eloísa, que é uma pessoa com deficiência intelectual, soube do curso e pediu para mãe acompanhá-la no desafio. “Para mim foi muito gratificante porque partiu do interesse dela querer aprender a fazer as quitandas. Apesar da sua deficiência, ela sempre tem muito entusiasmo para aprender”, conta a mãe. Juntas, elas aprenderam a fazer receitas de pão de queijo, bolos e diversas quitandas.

Além das capacitações nas cidades visitadas pelo presidente da Emater, ainda estão ocorrendo cursos nos municípios de São João da Paraúna, Varjão, Guapó, Aurilândia, Palmeiras, Indiara, Abadia de Goiás, Aragoiânia e Adelândia.

Para conferir a lista completa de cursos em cada município, clique aqui.

“Dia D”

O último dia do Agro é Social terá uma programação especial. Para o encerramento, haverá a entrega dos certificados aos participantes dos cursos, apresentações culturais, atendimentos técnicos, balcão de empregos, atividades para crianças e a realização da “Feira do Produtor”, onde haverá comercialização de alimentos cultivados e produzidos pela agricultura familiar.

A solenidade de encerramento acontecerá na Feira Coberta de Campestre, a partir das 9h.