Presidente da Emater aborda perspectivas da cadeia agropecuária goiana no programa Minuto Agro, da TV Alego

“A Emater passa por um processo de reestruturação, que tem sido exitosa”, afirmou Pedro Leonardo Rezende, liderança da Agência Goiana | Foto: Divulgação/Alego

“Nosso esforço é fazer com que os resultados positivos também alcancem os pequenos produtores”, afirmou o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, sobre os dados que colocam o setor agropecuário goiano em destaque no país em meio à crise provocada pela pandemia de Covid-19. A liderança participou, na tarde desta segunda-feira (31), do programa Minuto Agro, da TV Alego, apresentado por Josie Marçal, que levantou questões sobre as perspectivas da cadeia produtiva do setor em Goiás.

Entre os diversos temas abordados, estiveram em foco as últimas ações da Emater, como o anúncio do Curso de Olericultura para 49 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Goiânia, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), cumprindo a agenda do Governo de Goiás de reestruturação pedagógica no Estado. Foi falado também sobre a Virada Ambiental, projeto que conta com o apoio da Emater para promover o plantio simultâneo de mudas nativas do Cerrado em diversos municípios durante a semana em que é comemorado o Dia Estadual da Consciência Ambiental, no dia 22 de novembro.

Em seguida, Pedro Leonardo ressaltou sobre o importante papel da Emater na execução do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Estadual), no qual foram liberados R$ 4,02 milhões, provenientes do Ministério da Cidadania, para a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar e destinados para pessoas em situação de insegurança alimentar. O presidente explicou que muitos produtores desse setor enfrentam dificuldades na etapa de comercialização, mesmo que detenham a expertise necessária para produzir de maneira eficiente. Com o objetivo de facilitar esse processo, o PAA pode ser acessado pelos pequenos produtores por meio da Emater, que os orienta quanto aos documentos necessários e providências que precisam ser tomadas para a adesão ao programa. 

Além disso, o dirigente conversou a respeito do Emater MOBI, aplicativo desenvolvido pela instituição para estabelecer um canal de comunicação direto entre produtor e técnico do órgão, o Plano Nacional da Cultura Exportadora, e o saldo positivo de empregos no agronegócio em Goiás. Ele salientou ainda sobre o trabalho fundamental feito pelo Governo do Estado no âmbito social, em que muitas ações têm sido concretizadas com atuação da Emater. Nos últimos meses, a Administração Estadual está levando cestas básicas para famílias vulneráveis e o benefício também alcançou a zona rural por meio de um levantamento dos acampamentos e assentamentos mais carentes feito pela Agência.

O presidente finalizou destacando a revitalização da Emater, pauta cara ao governador Ronaldo Caiado, que anunciou no mês de julho uma série de benefícios para o setor agropecuário, entre eles a retomada das obras do Parque Tecnológico de Inovação Rural, futura nova sede da Agência de Assistência Técnica. “A Emater passa por um processo de reestruturação. Nós fomos imbuídos pelo nosso governador dessa reestruturação, que tem sido exitosa até o momento. Nós temos executado uma série de programas e projetos que tem afetado as famílias rurais que tanto necessitam”, disse. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

YouTube player

______
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com